REVISTA PODIUM Revista Podium 15 - Janeiro - 2018 | Page 12

HISTÓRIA

HISTÓRIA

Mundial Indoor começou na França em 1985

IAAF Magazine
Zequinha Barbosa, ouro nos 800 m em 1987 e prata em 1989

Os anos 1980 foram de grande movimentação para o Atletismo internacional. Na década, as duas mais importantes competições do esporte-base no planeta foram instituídas. O Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em estádio, no verão, e o Mundial Indoor, realizado em ginásio, durante o inverno no Hemisfério Norte.

O Campeonato Mundial de Atletismo, inicialmente quadrienal, teve sua primeira edição organizada em Helsinque, capital da Finlândia, país onde a modalidade é a mais popular, em 1983. Na época, a Copa do Mundo, disputada por seleções continentais, deixou de ser bienal e começou a ser disputada a cada quatro anos.
A intenção da IAAF( Associação Internacional das Federações de Atletismo) era intercalar os dois eventos, sempre nos anos ímpares. Assim, a Copa do Mundo seguinte ao
Mundial de Helsinque aconteceu em Camberra, na Austrália, em 1985.
O segundo Mundial foi em Roma, na Itália, em 1987, e a nova edição da Copa do Mundo, em Barcelona, na Espanha, em 1989. Já o Mundial Indoor foi concebido para a disputa a cada dois anos.
Em 1991, o Congresso da IAAF, em Tóquio, no Japão, aprovou a realização do Mundial de Atletismo a cada dois anos. Nos anos 2000, a IAAF passou a realizar o Mundial Indoor nos anos pares.
O Mundial Indoor teve um pré-Campeonato em Paris, na França, em 1985, e a primeira edição oficial foi realizada dois anos depois, em Indianápolis, nos Estados Unidos. No evento, Zequinha Barbosa ganhou ouro nos 800 m.
Uma das intenções dos criadores do Mundial Indoor era permitir eventos importantes no rigoroso inverno do Hemisfério Norte. Torneios em ginásio, no entanto, já eram comuns, à época, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Mas, o Mundial fortaleceu as disputas em pista coberta. Foi criado, então, um Grand Prix indoor, circuito que reunia alguns dos principais meetings da modalidade.
Atletas dos países tropicais passaram a competir em pista coberta e quando o Mundial foi aberto, muitos competidores passaram a fazer dois picos de preparação na temporada, um para o Mundial Indoor e outro para o Mundial de Atletismo.
Desde 2004 disputado nos anos pares, para não coincidir com o Mundial ao ar livre, a última edição em ano ímpar foi em 2003, na cidade britânica de Birmingham, que em 2018 será novamente a sede do Campeonato. Já a primeira edição em ano par foi a de 2004, em Budapeste, na Hungria, que já havia organizado a competição em 1989.
Considerando Paris 1985, o Mundial Indoor terá neste ano a sua 19 ª edição. Nas páginas seguintes, as conquistas brasileiras no Campeonato.
12