gOVERNANÇA
gOVERNANÇA
CBAt recebe novamente o Prêmio Sou do Esporte
Uma expressão que designa a moderna administração das organizações em geral tem ganhado força nas entidades-dirigentes do esporte: Governança Corporativa. Uma instituição ganha confiabilidade quando segue os princípios básicos da Governança. Ou seja: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Social.
A Confederação Brasileira de Atletismo( CBAt) tem passado por análise permanente de associações especializadas neste tipo de abordagem. A SOU DO ES- PORTE, dirigida por Fabiana Bentes, pelo terceiro ano consecutivo, em 2017, elegeu a CBAt como uma das cinco Confederações mais bem administradas no País.
O prêmio 2017 foi entregue no último dia 7 de dezembro, em solenidade no Rio de Janeiro. A presidente da Federação de Atletismo estadual, Luz Marina de Souza, representou a CBAt.
“ As boas práticas da Governança convertem os princípios acima em ações, alinhando interesses na busca da mais alta qualidade de gestão”, lembra o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.
“ Agindo dentro desses princípios, as entidades podem pleitear acesso a recursos”, complementa o gerente de Comunicação Digital da Confederação, Georgios Stylianos Hatzidakis.
A boa Governança prevê um sistema em que as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, com um relacionamento equilibrado, que envolva todas as instâncias: Conselho, Diretoria, parceiros, funcionários, colaboradores, fãs etc.
“ Temos colocados essas exigências da moderna gestão na administração da CBAt”, diz Toninho Fernandes.“ Todos os atores do Atletismo estão representados em nossa Assembleia Geral e instituímos um Conselho de Direção. Nossas prestações
10
Nalbert, ex-jogador de vôlei, Luz Marina de Souza, representante da CBAt, e Rogério Sampaio, Secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte
de contas são elogiadas por analistas independentes. Executamos uma administração financeira rigorosa, publicamos um código de ética”, prossegue o dirigente.
A CBAt, ainda, assinou um termo de adesão à plataforma GET( Governança, Ética e Transparência), gerenciada pelo COB. Mais informações no site da CBAt( www. cbat. org. br). Basta entrar na página de abertura do site e clicar na logo Governança Corporativa.
PRINCÍPIOS DA BOA GOVERNANÇA
Transparência Disponibilizar todas as informações da Organização às partes interessadas e não apenas aquelas impostas por disposições legais ou regulamentares.
Equidade Tratamento justo e isonômico a todos os filiados e demais partes interessadas, levando em conta direitos, deveres, necessidades, interesses, expectativas.
Prestação de Contas Prestar contas de modo claro, conciso e compreensível, assumindo as consequências de seus atos.
Responsabilidade Social Zelar pela viabilidade econômico-financeira da organização e aumentar os impactos positivos levando em conta os diferentes capitais( intelectual, social, ambiental etc.).
FONTE: IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Divulgação