REVISTA PODIUM Revista Podium 14 - Outubro-2017 | Page 14

MARCHA ATLÉTICA

MARCHA ATLÉTICA

Erica Rocha de Sena vence o Circuito Mundial

Wagner Carmo / CBAt
Erica Sena , campeã do Circuito Mundial

Um ano excepcional . Assim foi 2017 para a marcha atlética brasileira . Os resultados mostram que nessa modalidade o Brasil caminha a passos largos rumo ao torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 . Além das conquistas no Campeonato Mundial de Londres , os brasileiros também brilharam no Circuito Mundial de Marcha Atlética , organizado pela IAAF ( Associação Internacional das Federações de Atletismo ).

A pernambucana Erica Rocha de Sena ( B3 Atletismo ) ganhou o título do Circuito no feminino , ao somar 34 pontos . Ela já havia sido a terceira colocada no Circuito em 2016 .
No masculino , o brasiliense Caio Bonfim ( CASO-DF ), que levou bronze nos 20 km no Mundial de Londres , terminou em segundo lugar com 25 pontos , sendo superado apenas pelo colombiano Eider Arévalo , que ficou com o ouro no Mundial e somou 36 pontos .
A pontuação final leva em conta a soma dos três melhores resultados do ano . Para chegar ao título , Erica , que é casada com o marchador equatoriano Andrés Chocho , também seu treinador , e mora em Cuenca , foi a segunda colocada no GP da Ciudad Juárez e campeã no GP de Monterrey ( ambos no México ), e foi a primeira colocada no GP de La Coruña ( Espanha ).
Já Caio Bonfim , que treina com João Sena e Gianetti Bonfim , seus pais , em Sobradinho ( DF ), além do bronze no Mundial , venceu o GP de Taicang ( China ) e foi sétimo no GP de Rio Maior ( Portugal ).
Antes do Mundial de Londres , Caio e Erica participaram de Campings em altitude , organizados pela Confederação Brasileira de Atletismo , por meio do Programa Caixa de Campings , em parceira com o Comitê Olímpico do Brasil , com recursos da Lei Agnelo / Piva .
Caio Bonfim ficou em Sierra Nevada , na Espanha , com as orientações de Gianetti , enquanto Erica treinou em Font-Romeo , na França , com Andrés , que , aliás , foi o terceiro colocado no Circuito . Erica bateu o recorde sul-americano em Londres , com 1:26:59 .
Em 2017 , Caio conquistou o pentacampeonato do Troféu Brasil Caixa de Atletismo , com direito ao recorde da competição , com o tempo de 1:21:25 . O anterior era dele mesmo , com 1:21:36 , desde 2012 . Já Erica obteve a sétima vitória consecutiva no torneio ao completar as 20 voltas no circuito de 1 km em 1:37:34 , em São Bernardo do Campo , na Grande São Paulo .
14