REVISTA PODIUM Revista Podium 14 - Outubro-2017 | Página 14

MARCHA ATLÉTICA

MARCHA ATLÉTICA

Erica Rocha de Sena vence o Circuito Mundial

Wagner Carmo / CBAt
Erica Sena, campeã do Circuito Mundial

Um ano excepcional. Assim foi 2017 para a marcha atlética brasileira. Os resultados mostram que nessa modalidade o Brasil caminha a passos largos rumo ao torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Além das conquistas no Campeonato Mundial de Londres, os brasileiros também brilharam no Circuito Mundial de Marcha Atlética, organizado pela IAAF( Associação Internacional das Federações de Atletismo).

A pernambucana Erica Rocha de Sena( B3 Atletismo) ganhou o título do Circuito no feminino, ao somar 34 pontos. Ela já havia sido a terceira colocada no Circuito em 2016.
No masculino, o brasiliense Caio Bonfim( CASO-DF), que levou bronze nos 20 km no Mundial de Londres, terminou em segundo lugar com 25 pontos, sendo superado apenas pelo colombiano Eider Arévalo, que ficou com o ouro no Mundial e somou 36 pontos.
A pontuação final leva em conta a soma dos três melhores resultados do ano. Para chegar ao título, Erica, que é casada com o marchador equatoriano Andrés Chocho, também seu treinador, e mora em Cuenca, foi a segunda colocada no GP da Ciudad Juárez e campeã no GP de Monterrey( ambos no México), e foi a primeira colocada no GP de La Coruña( Espanha).
Já Caio Bonfim, que treina com João Sena e Gianetti Bonfim, seus pais, em Sobradinho( DF), além do bronze no Mundial, venceu o GP de Taicang( China) e foi sétimo no GP de Rio Maior( Portugal).
Antes do Mundial de Londres, Caio e Erica participaram de Campings em altitude, organizados pela Confederação Brasileira de Atletismo, por meio do Programa Caixa de Campings, em parceira com o Comitê Olímpico do Brasil, com recursos da Lei Agnelo / Piva.
Caio Bonfim ficou em Sierra Nevada, na Espanha, com as orientações de Gianetti, enquanto Erica treinou em Font-Romeo, na França, com Andrés, que, aliás, foi o terceiro colocado no Circuito. Erica bateu o recorde sul-americano em Londres, com 1:26:59.
Em 2017, Caio conquistou o pentacampeonato do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, com direito ao recorde da competição, com o tempo de 1:21:25. O anterior era dele mesmo, com 1:21:36, desde 2012. Já Erica obteve a sétima vitória consecutiva no torneio ao completar as 20 voltas no circuito de 1 km em 1:37:34, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
14