Marchador quer chegar ao ápice da forma na Olimpíada de 2016
ASTRO
Caio Oliveira de Sena Bonfim
Marchador quer chegar ao ápice da forma na Olimpíada de 2016
Jonny Roriz / COB
O BRASILIENSE CAIO Oliveira de Sena Bonfim transforma a cada dia o futuro em presente . Sexto colocado na prova dos 20 km do Campeonato Mundial de Atletismo , realizado em agosto , em Pequim , na China , o marchador vê o seu objetivo imediato muito perto : disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016 , com a meta de assegurar um lugar no pódio .
Caio Bonfim
Caio Bonfim , como é conhecido , tem o DNA da marcha . Atleta do Centro de Atletismo Sobradinho ( CASO ), de Brasília , ele é filho do técnico João Sena Bonfim e de Gianetti de Oliveira Bonfim , nada menos do que sete vezes campeã do Troféu Brasil Caixa de Atletismo .
Antes de Pequim , em julho , Caio conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto , no Canadá . A temporada de 2015 do atleta , aliás , foi muito consistente . Ganhou a Copa Brasil Caixa de Marcha , em Blumenau ( SC ), pela quarta vez , e o Troféu Brasil Caixa de Atletismo , em São Bernardo do Campo ( SP ), pela terceira vez . Na Copa Pan-Americana de Marcha de Arica , no Chile , ficou com a medalha de prata .
Nas competições da Europa , em abril , onde fez Camping de Treinamento , o brasiliense de 24 anos conquistou bronze no Troféu Lugano , na Suíça , e no GP de Rio Maior , em Portugal , além do quarto lugar no GP de Podebrady , na República Tcheca .
A marcha faz parte da vida de Caio desde sempre , pois o esporte estava no seu dia a dia por conta da atividade dos pais . Ele começou a treinar em 2007 . Logo depois , recebeu o convite do pai para treinar . “ No começo , não que- ria , mas ele me motivou , me convenceu . Fiz um teste , me apaixonei e nunca mais saí ”, lembrou .
CAIO TEVE DE SUPERAR OUTROS PROBLEMAS . O PRINCIPAL : por carência de cálcio , quando tinha 2 anos , as pernas do menino começaram a entortar , e ele necessitou de uma cirurgia para corrigi-las .
Fez a operação quando tinha menos de 3 anos . Ao contrário do temor dos médicos , de que o problema poderia voltar , Caio cresceu normalmente . Ele faz atividades físicas desde os 6 anos e jogou futebol até os 16 . Nunca mais nenhuma dificuldade foi constatada .
Caio fez uma carreira de sucesso já nas categorias de base . Quarto colocado no Mundial de Juvenis de Moncton , no Canadá , em 2010 , ele ganhou ainda a medalha de prata no PAN Juvenil de Port-of-Spain , em Trinidad e Tobago , em 2009 .
Diante do sucesso obtido , Caio Bonfim faz questão de mandar uma mensagem sempre : esperança , fé e nada é impossível para Deus . Também agradece os apoios terrenos . “ A CBAt e o Governo de Brasília contribuíram para que o Caio pudesse treinar e competir na Europa ”, lembra João Sena . “ Isso foi importante para ele entender principalmente como atuam os árbitros na Europa , pois são eles que dirigem as grandes competições , como as Olimpíadas e os Campeonatos Mundiais ”, conclui .
O marchador é uma das esperanças de bom resultado para o Brasil no Rio 2016 , com base em trabalho , dedicação , confiança e apoios indispensáveis . Aos poucos , o jovem deixa de ser futuro para ser realidade .
MELHORES TEMPOS DE CAIO
• 5.000 m – 19:47:99 – Fortaleza ( CE ) – 11 / 05 / 2011
• 10.000 m – 40:40:0 – Blumenau ( SC ) – 23 / 05 / 2009
• 10 Km – 40:14 – La Coruña ( ESP ) – 06 / 06 / 2015
• 20.000 m – 1:20:58.5 – Buenos Aires ( ARG ) – 05 / 06 / 2011
• 20 km – 1:20:28 – Taicang ( CHN ) – 04 / 05 / 2014
CBAt [ 39