REVISTA PODIUM Revista Podium 06 - Outubro-2015 | Page 39

Marchador quer chegar ao ápice da forma na Olimpíada de 2016
ASTRO

Caio Oliveira de Sena Bonfim

Marchador quer chegar ao ápice da forma na Olimpíada de 2016
Jonny Roriz / COB
O BRASILIENSE CAIO Oliveira de Sena Bonfim transforma a cada dia o futuro em presente . Sexto colocado na prova dos 20 km do Campeonato Mundial de Atletismo , realizado em agosto , em Pequim , na China , o marchador vê o seu objetivo imediato muito perto : disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016 , com a meta de assegurar um lugar no pódio .
Caio Bonfim
Caio Bonfim , como é conhecido , tem o DNA da marcha . Atleta do Centro de Atletismo Sobradinho ( CASO ), de Brasília , ele é filho do técnico João Sena Bonfim e de Gianetti de Oliveira Bonfim , nada menos do que sete vezes campeã do Troféu Brasil Caixa de Atletismo .
Antes de Pequim , em julho , Caio conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto , no Canadá . A temporada de 2015 do atleta , aliás , foi muito consistente . Ganhou a Copa Brasil Caixa de Marcha , em Blumenau ( SC ), pela quarta vez , e o Troféu Brasil Caixa de Atletismo , em São Bernardo do Campo ( SP ), pela terceira vez . Na Copa Pan-Americana de Marcha de Arica , no Chile , ficou com a medalha de prata .
Nas competições da Europa , em abril , onde fez Camping de Treinamento , o brasiliense de 24 anos conquistou bronze no Troféu Lugano , na Suíça , e no GP de Rio Maior , em Portugal , além do quarto lugar no GP de Podebrady , na República Tcheca .
A marcha faz parte da vida de Caio desde sempre , pois o esporte estava no seu dia a dia por conta da atividade dos pais . Ele começou a treinar em 2007 . Logo depois , recebeu o convite do pai para treinar . “ No começo , não que- ria , mas ele me motivou , me convenceu . Fiz um teste , me apaixonei e nunca mais saí ”, lembrou .
CAIO TEVE DE SUPERAR OUTROS PROBLEMAS . O PRINCIPAL : por carência de cálcio , quando tinha 2 anos , as pernas do menino começaram a entortar , e ele necessitou de uma cirurgia para corrigi-las .
Fez a operação quando tinha menos de 3 anos . Ao contrário do temor dos médicos , de que o problema poderia voltar , Caio cresceu normalmente . Ele faz atividades físicas desde os 6 anos e jogou futebol até os 16 . Nunca mais nenhuma dificuldade foi constatada .
Caio fez uma carreira de sucesso já nas categorias de base . Quarto colocado no Mundial de Juvenis de Moncton , no Canadá , em 2010 , ele ganhou ainda a medalha de prata no PAN Juvenil de Port-of-Spain , em Trinidad e Tobago , em 2009 .
Diante do sucesso obtido , Caio Bonfim faz questão de mandar uma mensagem sempre : esperança , fé e nada é impossível para Deus . Também agradece os apoios terrenos . “ A CBAt e o Governo de Brasília contribuíram para que o Caio pudesse treinar e competir na Europa ”, lembra João Sena . “ Isso foi importante para ele entender principalmente como atuam os árbitros na Europa , pois são eles que dirigem as grandes competições , como as Olimpíadas e os Campeonatos Mundiais ”, conclui .
O marchador é uma das esperanças de bom resultado para o Brasil no Rio 2016 , com base em trabalho , dedicação , confiança e apoios indispensáveis . Aos poucos , o jovem deixa de ser futuro para ser realidade .
MELHORES TEMPOS DE CAIO
• 5.000 m – 19:47:99 – Fortaleza ( CE ) – 11 / 05 / 2011
• 10.000 m – 40:40:0 – Blumenau ( SC ) – 23 / 05 / 2009
• 10 Km – 40:14 – La Coruña ( ESP ) – 06 / 06 / 2015
• 20.000 m – 1:20:58.5 – Buenos Aires ( ARG ) – 05 / 06 / 2011
• 20 km – 1:20:28 – Taicang ( CHN ) – 04 / 05 / 2014
CBAt [ 39