REVISTA PODIUM Revista Podium 06 - Outubro-2015 | Page 20

Adriana Aparecida levou o bi da maratona no Pan-Americano
CORRIDAS

Trimestre teve um calendário agitado

Adriana Aparecida levou o bi da maratona no Pan-Americano
Washington Alves / COB
Adriana Aparecida da Silva
AS CORRIDAS DE RUA TIVERAM UM TRIMESTRE BASTANTE agitado em função do calendário nacional e internacional de competições. A paulista Adriana Aparecida da Silva, por exemplo, conquistou o bicampeonato da maratona dos Jogos Pan-Americanos do Canadá.
No Parque Pan-Americano de Toronto, no Ontário Place West Channel, um lugar muito especial pela beleza e pela exigência do percurso, a brasileira recebeu a medalha de prata, com toda a cerimônia protocolar, em julho passado.
Quase dois meses depois, a brasileira herdou o ouro, que já havia alcançado também em Guadalajara 2011, no México, depois que a peruana Gladys Tejeda, vencedora da prova, teve resultado positivo no controle de dopagem para a substância proibida Furosemida, conforme publi- cado pelo site da Organização Desportiva Pan-Americana( ODEPA) e divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil( COB).
“ É um título muito importante. Lamento muito o que aconteceu com a Gladys, pois as corredoras peruanas passaram a ser referência pelos resultados que estavam fazendo nos últimos anos. Ao mesmo tempo, não posso deixar de ficar feliz com o meu título, pois sempre lutei muito por isso”, comemorou Adriana, treinada por Cláudio Roberto Castilho, em São Paulo.
Com o resultado obtido em Toronto, de 2:35:40, Adriana melhorou o recorde dos Jogos Pan-Americanos, que era dela mesma, desde a edição de Guadalajara, com o tempo de 2:36:37. Adriana já havia sido vice-campeã do Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, em abril, em Montevidéu, no Uruguai.“ A temporada só me incentiva mais em relação à preparação para disputar a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio”, concluiu.
No Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim, disputado em agosto, na China, o melhor resultado brasileiro nas maratonas foi conseguido por Solonei Rocha da Silva, que terminou em 18 º lugar, com o tempo de 2:19:19. No feminino, a brasileira Roselaine Benites teve que parar duas vezes no percurso, para receber atendimento médico. Roselaine conseguiu concluir os 42,195 km, com o tempo de 2:49:28, em 47 º lugar.
NO SUL-AMERICANO DE MARATONA, EM ASSUNÇÃO, NO Paraguai, no dia 09 de agosto, o paranaense Marcos Alexandre Elias ficou em segundo lugar, com 2:30:46 na competição e em quinto no geral da Maratona Internacional da cidade. No feminino, a cearense Antônia Bernadete Lins da Silva ficou em terceiro, com 2:58:37.
Já nas provas válidas pelo Ranking CAIXA CBAt de Corredores, alguns resultados se destacaram. O mineiro Giovani
20 ] CBAt