TORONTO 2015
teve dúvidas de como agir durante a corrida . Resolveu seguir as orientações do técnico Adauto Domingues : acompanhar as primeiras e esperar os últimos 300 m para tentar a vitória . Deu certo .
Ela venceu com o tempo 15:45.97 , depois de ter completado a penúltima volta em terceiro lugar . Quando foi à frente , na última volta , ultrapassou , primeiro , a norte-americana Kellyn Taylor , que acabou com o bronze , com 15:52.78 , e pouco antes da chegada deixou para trás a mexicana Brenda Flores , medalha de prata , com 15:47.19 .
“ Foi a prova da minha vida ”, comemorou a corredora , que havia sido ouro nos 1.500 m no PAN do Rio , em 2007 , assim que saiu da pista . “ Estou bem treinada , mas tinha concorrentes fortes e a medalha de ouro era um sonho , felizmente alcançado ”, completou .
A outra medalha de ouro ficou com Adriana Aparecida da Silva , na maratona . O título só foi confirmado no último dia 11 de setembro , depois que a peruana Gladys Tejeda teve confirmado o positivo no controle de doping para a substância proibida Furosemida , conforme divulgado pela Organização Desportiva Pan-Americana ( ODEPA ) e pelo Comitê Olímpico do Brasil ( COB )
Desta forma , Adriana é bicampeã da maratona dos Jogos Pan-Americanos , já que havia alcançado o ouro também em Guadalajara 2011 ( México ).
A maratona feminina abriu no dia 18 de julho as competições de Atletismo do PAN . Com o tempo de 2:35:40 , Adriana melhorou o recorde dos Jogos , que era dela mesma , obtido em Guadalajara , com 2:36:37 .
Luiz Alberto de Araújo
Jonny Roriz / COB
Sérgio Dutti / COB
O PRESIDENTE DA CBAt , JOSÉ ANTONIO MARTINS FERNANDES , fez um balanço da participação nacional . “ Esperávamos um número maior de medalhas , tanto no total como em
Vanessa Spinola ouros . No entanto , devemos considerar que esta edição do PAN foi a mais forte no Atletismo , desde que os Estados Unidos organizaram os Jogos de Indianápolis em 1987 . É natural que as dificuldades tenham sido maiores em Toronto , do que nas edições anteriores ”, observou o dirigente .
José Antonio continua : “ Pudemos proporcionar aos atletas e seus treinadores uma boa preparação . O que foi solicitado foi atendido nas disponibilidades da Confederação .” Para isso , a Confederação contou com recursos próprios e de seus patrocinadores ( CAIXA , Governo Federal ) e parceiros ( COB ).
Assim como o presidente da CBAt , os treinadores também destacaram o forte nível técnico dos Jogos Pan-Americanos de Toronto , cujo torneio de Atletismo foi disputado entre os dias 18 e 26 de julho . Atletas , que normalmente estariam disputando as etapas da Liga Diamante na Europa , resolveram representar seus países na competição .
“ Esperávamos desde o início uma competição forte ,
10 ] CBAt