Revista Modern Age Edição #3 | Page 34

Muitos anos antes, no livro 'Uma Breve História do Tempo' de 1988, o astrofísico se contradiz ao falar sobre a existência do universo. "Encontrar a resposta para isto seria o grande triunfo da razão humana, porque então conheceríamos a mente de Deus."

Ora, a contradição é bela. Ou melhor, a vida é contraditória. Stephen Hawking pode provar isso, mesmo de forma inconsciente.

Suas convicções são muito científicas, mas nada concretas para nós - talvez seja por isso que é chamado de gênio. Já em relação aos católicos, são sustentados por crenças, também não tangíveis. No entanto, uma coisa é certa: negar os dois lados pode ser burrice.

Mas, o que mais atrai no cientista é a sua participação na poesia e no humor. Se a ciência, aspecto da razão, se juntar a fatores emocionais como a poesia, literatura e música - teremos um ser humano mais completo.

O G1, da Globo, compilou as frases mais expressivas do físico. Veja algumas delas e compreenda a síntese.

- "A vida seria trágica se ela não fosse engraçada".

- "Meu objetivo é simples: É um entendimento completo do universo, por que ele é como ele é e por que ele existe afinal."

- "Mulheres. Elas são um completo mistério."

- "A vítima deveria ter o direito de terminar sua vida, se quiser. Mas acho que seria um grande erro. Mesmo que a vida possa parecer ruim, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança." (falando sobre a eutanásia)

"Olhe para as estrelas e não para os seus pés."