Revista Modern Age Edição #1 | Page 6

'Songs Of Experience' decreta a manifestação da vez.

Em 2014, o álbum Songs Of Innocence levou Bono aos seus tempos de infância e consequentemente o registro mais pessoal da banda. Já Songs Of Experience, lançado em dezembro de 2017, não dá ouvidos para o passado, mistura o particular com o político e estabelece o ideal mais presente do compositor: despertar a valiosa solidariedade norte-americana.

Não tem como entrar no assunto e deixar de fora o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em entrevista ao programa Fantástico da Globo, Bono foi enfático ao definir o governante. "Não acredito em uma palavra que sai da boca dele."

Tal declaração não teria acontecido se o disco não sofresse alterações para torna-se mais atual diante os acontecimentos do mundo. A exemplo da eleição de Trump, o Brexit e a polaridade tão presente nos dias de hoje.

Parece que em "Love Is All We Have Left", Bono confirma essas mudanças ao defender os refugiados e imigrantes ao redor do planeta - atitude que seu algoz não tem interesse nenhum de mostrar. Política a parte, a música te faz viajar nos criativos ambientes sonoros da mesma forma que "Lights Of Home" e "Summer Of Love" mostram uma interessante característica da gravação: Indie Rock.

Tocando no assunto da sonoridade, o U2 jamais vai perder sua essência. Lançada como single meses antes do lançamento da obra, "You´re The Best Thing About Me" é mais uma das figurinhas carimbadas do grupo: canção de amor com um refrão pra lá de grudento. E com caráter de manifesto, "American Soul" e "Get Out Of Your Own Way" reforçam o papel dos EUA.