14
QUEM LÊ, VIAJA
Aventura nas pra
Dizem por aí que quem lê, viaja e descobre mundos novos sem sair do lugar. Que tal viajar para o Litoral Norte de Alagoas e conhecer mais sobre literatura de cordel e o artesanato com palha de coqueiro?
Alagoas é uma terra rica não só em belezas naturais, mas também em arte popular. O livro“ Ei, você viu Luizinho?” é inspirado nessas características do nosso estado e conta a história de Melissa e Luizinho, duas crianças que vivem uma aventura na cidade de Maragogi, com direito a muitas rimas e até passeio em peixe-boi.
O município faz parte da chamada Costa dos Corais, no Litoral Norte alagoano, onde existem diversas piscinas naturais e uma das maiores barreiras de corais do mundo, que formam um ecossistema com imensa biodiversidade de fauna marinha.
Foto: Turismo Alagoas
Ela conhece tudo sobre a arte de trançar palhas de coqueiro, enquanto ele é muito bom com as palavras e adora escrever em cordel. Curiosos
Esse tipo de artesanato é muito comum nas em aprender a arte um do outro, eles decidem compartilhar o que sabem de melhor e se tornam cidades do Litoral Norte alagoano, bons amigos. como Porto de Pedras e Maragogi. Os artesãos usam técnicas de trançado com a palha do coqueiro para fazer diversos objetos como cestas, luminárias, caixas e muito mais.
Por meio de versos e rimas, a literatura de cordel explora temas cotidianos, muitas vezes usando ironia e humor. Os textos geralmente são apresentados em pequenos livros com xilogravuras na capa e ficam pendurados em cordões.
Foto: Luciano Joaquim
Foto: Segredos da Tia Emília
14