Revista Mitu - Ed. 0 Revista Mitu | Page 22

12
Pariconha
A palavra que dá nome ao município é de origem indígena e significa“ duas conhas”, como era chamada a polpa do fruto do ouricuri( Syagrus coronata). Na região há muitos exemplares dessa planta, que é considerada uma palmeira. O ouricuri tem sementes em forma de globo que são utilizadas na fabricação de farinhas, óleos e soluções cicatrizantes.
Arapiraca
A segunda maior cidade de Alagoas tem o nome indígena de uma árvore cheia de folhas: o angico-branco( Anadenanthera colubrina). A espécie, típica do lugar, era fonte ideal de sombra e conforto para os viajantes que passavam por ali e tinham que enfrentar o calor da região. Do tupi,“ ara” significa periquito( ou arara);“ pira” pode ser traduzido como pousa; e“ aca” significa ramo de árvore. Ou seja, na língua indígena, Arapiraca quer dizer“ árvore em que periquito pousa” ou“ ramo que arara visita”. po
Olho D’ Água das Flores
Por volta de 1800, o Padre Antônio Duarte, em missão religiosa pelos sertões, encontrou uma nascente de água ao pé de uma serra da região e ali construiu uma cabana. Próximo a esse olho d’ água existia um ipê-roxo( Handroanthus impetiginosus), que na época em que se enchia de flores, deixava a terra como um imenso tapete colorido. Daí vem o nome Olho D’ água das Flores.

12

Craíbas
O termo“ carahyba” é de origem tupi e se refere a uma árvore nativa, muito comum na região, que possui boa madeira, flores amarelas e frutos secos, que se abrem quando maduros e são chamados de cápsulas. Essa espécie é popularmente conhecida em Alagoas como craibeira( Tabebuia aurea). Antes da criação oficial, em 1962, o município era conhecido como Craíbas dos Nunes, uma referência à família de pioneiros que se instalou no lugar.
Junqueiro
A cidade nasceu próxima a uma lagoa, em um terreno cheio de plantas da espécie junco( Cyperus sp.). Os juncos são utilizados para a confecção de objetos utilitários, como esteiras, cestas e chapéus. Com o aparecimento de um pequeno polo artesanal na área, o local foi chamado de Junqueiro, até sua oficialização como unidade municipal independente.