REVISTA LÍDER COACH SETEMBRO DE 2015 #9 | Page 35

6. Desenvolver o time em tempo de projeto pode parecer impossível, porém pior que o esforço de desenvolver alguém, é substituí-lo. Portanto se você identificou pontos a melhorar em sua equipe, analise qual o impacto no projeto se não houver este esforço de desenvolvimento, comparando-o com os resultados positivos que você terá em desenvolver o time. Um dos grandes ganhos é a motivação do grupo, que percebe a evolução de cada membro da equipe e o esforço da liderança em mantê-los. Dê feedbacks constantes, porém bem embasados e consistentes. Dê condições de desenvolvimento, possibilitando experiências, definindo um tempo para que o conhecimento seja absorvido e principalmente que os resultados sejam medidos;

7. Cuidar das pessoas para mantê-las saudáveis mental e fisicamente também é um desafio do líder do projeto. Geralmente, projetos possuem prazos apertados que fazem o líder negligenciar alguns desses aspectos. O time está trabalhando em volume de horas expressivo, o colaborador não consegue descansar fisicamente, não consegue se distrair, não possui tempo para fazer seus relatórios de despesas, quem dirá de se alimentar corretamente ou fazer algum exercício físico, sentindo-se cansado e incompetente por não conseguir conciliar sua vida pessoal e profissional. Procure perceber o que está cansando o time, faça revezamento entre as equipes para garantir as entregas sem sobrecarregar ninguém. Reserve um tempo para diversão, mesmo que seja proporcionar um café da manhã para a equipe mesmo dentro do escritório. Evite negligenciar aprovações de prestações de contas, pois isso pode gerar um problema financeiro ao colaborador. Lembre-se, você está trabalhando com pessoas que possuem necessidades físicas, psicológicas e financeiras. Não negligencie isso.

8. Agradeça sempre o empenho do time interno de projetos dos colaboradores e fornecedores que estão diretamente e indiretamente relacionados ao objetivo. O agradecimento tem que ser na medida certa do benefício apresentado. Agradeça uma boa atitude na hora que ela é realizada. Reconheça por meio de políticas da organização um destaque de resultado. Comemore com o time cada entrega e cada obstáculo que o projeto superou. Enfim agradeça por ter um time que o auxilia na busca do objetivo de seu projeto.

Seja um líder de Projetos orientado a resultados, porém sem deixar de orientar as pessoas, pois elas fazem o projeto acontecer. Faça com que os colaboradores tenham orgulho e queiram estar no time de projetos liderados por você.

Não espere somente pelas ações organizacionais de clima, replique-as ou crie-as dentro do universo de seu projeto e colha bons frutos.

Rita Rodrigues | Gerente de Projetos na Alelo, formada em Análise de Sistemas pela UNIP. Cursou MBA de TI Aplicada à Estratégia, pela FGV. Especializou-se em docência e cursa Pós MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos. Atuou em diversas áreas como Governança de TI, Segurança da Informação, Processos e Auditoria, em empresas como KPMG, Vivo, Banco Alfa, Ipiranga e Bradesco.

REVISTA LIDER COACH | Setembro | 35 18