REVISTA LÍDER COACH SETEMBRO DE 2015 #9 | Page 22

O mercado de TI sempre foi reconhecido por ser predominantemente masculino. Mas, de uns anos para cá isso tem mudado, e muito. As mulheres vêm conquistando seu espaço, demonstrando sua extrema competência e habilidade para lidar com um segmento tão específico e complexo, principalmente o que trata a Segurança da Informação (SI), apesar de ainda representarmos apenas 30% do mercado de TI.

Existem vários temas comparativos entre homens e mulheres e o mercado, que se tornam bem interessantes.

Quando o assunto é nível de satisfação com a carreira na área de TI, 41% das mulheres afirmam estarem bem mais satisfeitas com a escolha que os 30% dos homens. Para as mulheres profissionais de TI, o trabalho proporciona uma sensação de realização pessoal, de acordo com um estudo realizado pelo IT Career Insights.

O estudo confirma que mais homens (69%) profissionais de TI tinham a certeza que queriam uma carreira nessa área antes de começar sua vida profissional, em comparação com 62% das mulheres. Em geral, a maioria dos profissionais de TI está muito satisfeita com o seu trabalho.

Os resultados do estudo também sugerem que, enquanto muitas empresas ainda não investem em desenvolvimento profissional e treinamento, houve progressos nos últimos doze meses no caso dos profissionais de TI. A maioria dos profissionais de TI reconhece a importância do treinamento para suas funções de trabalho atual ou futura. Entre aqueles que começaram a sua carreira em TI, o plano da grande maioria (94%) é estudar pelo menos em uma área para melhorar suas habilidades de TI.

Embora mais homens (95%) tenham planos para mais uma formação nos próximos dois anos contra 90% de mulheres. Para quem quer começar ou progredir em uma carreira de TI, a certificação é certamente um veículo. De acordo com este estudo, quase 2/3 (66%) de profissionais de TI, no geral, sustentam que a certificação melhora o currículo. Melhorar as oportunidades de emprego é uma das principais razões que os levou a buscar a certificação (69% das mulheres, e 65% dos homens). O fato é que o mercado de TI reconhece a qualificação do profissional pelas certificações que ele possui, e as áreas de treinamentos da empresa têm registrado uma crescente demanda das mulheres.

Outro tema interessante no mercado de TI são os estereótipos criados em relação às mulheres. Quem nunca se surpreendeu ao ver uma mulher muito feminina como Engenheira? Um dia ouvi de um colega de trabalho depois de ter feito um cabeamento estruturado: "Para quem pilota bem um fogão e a máquina de lavar, até que ficou "estruturadinho" o seu cabeamento..." Foram inúmeras as vezes em que cheguei em algum cliente para resolver problemas técnicos, e pelo fato de estar de saia social e salto alto, ouvia a pergunta: "É você que vai resolver o problema? Ou você vai aguardar seu técnico chegar?" Com todo o jogo de cintura de estar acostumada a ouvir isso, atendia o chamado e finalizava o problema.

Alguns movimentos dão um basta aos comportamentos que podem ter conotação machista, ainda comuns na área de tecnologia. Em uma página no Facebook, chamada "Delete seu Preconceito", elas exibem frases ouvidas durante a trajetória profissional sem perder a pose e o glamour.

MULHERES EM SEGURANÇA

DA INFORMAÇÃO

Eva Pereira

REVISTA LIDER COACH | Setembro |22 10