REVISTA LIDER COACH | Maio | 07
Danilo Velloso
Líder Coach em Gestão de Projetos. Possui larga experiência em Gerenciamento de Projetos e equipes nas áreas de negócios, governança, processos, Tecnologia da Informação e engenharia. Voluntário no PMI desde 2006, participando das principais iniciativas no campo de gerenciamento. Participou e gerenciou vários projetos mas tem consciência de que precisa aprender muito mais neste campo em constante evolução.
Passamos por uma das piores crises do Brasil. Muito se compara, porém, conotado com o viés político, a verdade é que há muito desemprego, em todas as esferas, operacional e gerencial. Nas portas das empresas chovem curricula e nos bastidores nunca se viu tanta tentativa de networking, são gerentes e diretores tentando se alocar.
Todos os lugares que conversamos vemos desalocados, tentando oportunidades, buscan-do se realocar. Para alguns já calejados, praticam, seguram o pouco que tem, pois melhor pouco do que nada. Outros se perguntam: O que fazer? A resposta é: Calma! A solução não vem de uma hora para outra, é construída.
Passaremos por tempos difíceis e isto irá acabar, não importa o quanto vá durar e nem o quanto custar. Foque no fim e siga em frente. Vence aquele que enfrenta a dificuldade, mantendo o equilíbrio, não se influenciando pelo ambiente negativo, buscando o resultado.
A solução em tempos de crise passa por manter-se ativo, buscar se manter ocupado. Se estiver trabalhando, foque no que está fazendo, por pior que seja, se não, ocupe-se. Vá estudar, aprender algo novo, exercite-se. São jogadores que estão prontos para entrar no jogo que marcam gols decisivos, enquanto a equipe está cansada ou desanimada.
Não entre em energias negativas, como derrotismo ou pior, o coitadismo. Homens sabem que momentos passam, sejam quais forem, logo busque aprender com a situação. Devemos dançar conforme a música, agora não é hora de procurar culpa, mas sim solução.
Se você tem família, isso tem um peso maior, ela precisa de você. Seus filhos aprenderão a lidar melhor com situações ruins, observando como você as enfrenta. Tenha fé, somos envoltos em um mar de energia, já bastam todas as energias negativas manifestadas pelo desespero dos demais. Isso por si só já dificulta tudo. Imagine você entrando nesta vibe.
O que chama a atenção de contratantes é sua capacidade de realizar, seja embaixo de chuva ou não. A tal da resiliência tão falada, é muito pouco praticada. Há muito que se fazer!!! Nem sempre de forma remunerada, mas em forma de colaboração, como muito bem divulgada na edição anterior desta publicação da Revista Líder Coach. Leia, mantenha-se atualizado, crie uma estratégia. Sun Tzu já nos ensinava: conheça suas dificuldades e seus oponentes.
Seja político, evite manifestar coisas negativas. O silêncio tem uma energia muito forte. Silenciar-se nestas horas não é se calar, mas não promover a discórdia, a má reverberação de energias. Logo, mantenha-se firme, tenho certeza que pessoas íntegras e equilibradas são lembradas sempre por bons empregadores, bons amigos e até desconhecidos.
Traduza os seus adjetivos em ações. Aproveite para se moldar
a novos tempos.
Assim construirás a sua senioridade.
Keep calm and Carry on...Tudo passa!! Consulte um coach.
COACHING
EM TEMPOS DE CRISE
Danilo Velloso