LiteraLivre Vl. 2- n º 10 – Jul / Ago. de 2018
Conheçam a obra do escritor Luiz Roberto da Costa Junior
O escritor Luiz Roberto da Costa Junior, de Campinhas / SP, gentilmente nos cedeu os links para leitura de suas obras. Apreciem o dinamismo deste escritor, que já publicou conosco diversas vezes e possui uma escrita que vai do lírico ao marginal, numa verdadeira declaração de amor pelas letras.
Acessem os e-books nos links:
Refúgio da Madrugada
https:// issuu. com / luizrobertodacostajr./ docs / ref _ gio _ da _ madrugada. docx
Refúgio da Madrugada apresenta influência da poesia drummondiana tanto em relação às três temáticas escolhidas( o indivíduo e a realidade, a poesia e o poeta, o mundo e a adversidade) como pelo resgate da poesia social. O poema de abertura do livro é baseado numa notícia de jornal que retratou tanto a importância de uma biblioteca ficar permanentemente aberta, 24 horas por dia, como o risco de andar pelas ruas da maior cidade do país, durante a madrugada, quando se perde o último trem de metrô à meia-noite. Ao se colocar no lugar do outro, ao longo dos poemas, o poeta alterna esperança e desesperança em relação à realidade multifacetada e à adversidade do mundo. O verso“ Perdi o último trem de metrô, mas não a esperança.”, que abre o poema que dá título ao livro, faz um claro contraste em relação ao verso inicial do poema“ Soneto da Perdida Esperança” no livro Brejo das Almas de Carlos Drummond de Andrade( 1902-1987).
Em meio à tempestade
https:// issuu. com / luizrobertodacostajr./ docs / em _ meio ___ tempestade. docx
Diante de uma realidade acelerada e muito automática, a pressão e a velocidade das mudanças fazem as pessoas perderem as referências. Vive-se como se o tempo passasse rápido demais, sem se sentir presente na realidade contemporânea. Em meio à tempestade apresenta poemas de forte cunho social e de introspecção reflexiva, tanto diante do fazer poético como da atual instabilidade política e econômica do país. O poema que dá título ao livro é a metáfora do país à deriva,
149