REVISTA INÓCULO - 1ª EDIÇÃO Volume 1 | Page 17

IGREJA NOSSA SR ª DO BOM CONSELHO – PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE UMA ARQUITETURA SUNTUOSA E SINGULAR

4

RESUMO
Este artigo tem como principal objetivo apresentar o complexo da Vila Kostka de Indaiatuba( SP,) sua importância histórica e dar foco à Igreja Nossa Sr ª do Bom Conselho, construção, local e que faz o eixo de simétrica de todo o conjunto. Ainda procurou-se e x p o r t o d o s o s d e t a l h e s construtivos e diferencias da obra, identificando o período em que está inserida, fazendo assim uma analise crítica de seu estado de conservação e soluções prioritárias. Deste modo, expor a necessidade do tombamento visando à preservação total do patrimônio.

IGREJA NOSSA SR ª DO BOM CONSELHO – PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE UMA ARQUITETURA SUNTUOSA E SINGULAR

Por Andresa P. Ribeiro, Cássia Prudênciano, Ludmila

A

Ribeiro, Vanessa Spzzica, Wagner Camargo
Igreja nossa senhora do Bom Conselho é pertencente ao conjunto denominado Vila Kotska, localizado em Indaiatuba( SP). Em 1850 o local era sede da fazenda Taipas, moradia de João Tibiriça presidente da Província de São Paulo, após 110 anos já em 1950 o local foi doado ao Seminário Jesuítico de Nova Friburgo( RJ) e assim o complexo se tornou um lugar de retiro espiritual. A igreja tem aproximadamente 525m ² e é circundada por um grande jardim de mata nativa, uma fauna e flora exuberantes. Este local é de fundamental importância arquitetônica para a cidade, possui traços históricos coloniais, maneiristas e, portanto ecléticos que são decisivos na preservação e disseminação de particularidades e períodos importantes para o Brasil.
ANÁLISE ARQUITETÔNICA
O Conjunto Vila Kotska e a Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho foi inspirada na Universidade Federal do Rio de Janeiro e construída por Laragnã, um Jesuítica estrangeiro, e com a ajuda de outros moradores demorou doze anos para ser terminada. Planta e detalhes construtivos pensados e desenhados a mão, os materiais como os tijolos de barro e taipas de pilão, eram artesanal e produzido no próprio local. Arquitetonicamente, são duas alas que ladeiam um Bloco Central, e que tem a igreja como eixo de simetria. A construção é advinda de um período maneirista( contrareforma séc XVI), em que se rompia com a arquitetura clássica, uma inicialização do barroco. Assim, nota-se que a igreja principal tem características singulares desta fase, uma planta longitudinal simples, de nave ao fundo. Outra característica da arquitetura maneirista é a escada em espiral, a igreja possui duas ao fundo que dão acesso a parte superior.
Figura 1 – Fachada Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho Fonte: Site História de Indaiatuba
15