PATINAÇÃO ARTÍSTICA
UMA CARREIRA DEDICADA À
PATINAÇÃO ARTÍSTICA
Foto : CBDG
Ex-patinadora , treinadora , juíza e técnica especialista da modalidade , mexicana Nancy Garcia conta um pouco de sua experiência
O esporte está no DNA da mexicana Nancy Garcia . Seu avô foi um dos principais atletas de beisebol do México e atuou no Baltimore Orioles , na liga norte-americana . Mas ao invés de tacos e bolas , ela calçou os patins . Campeã mexicana de patinação artística no gelo por seis anos em diferentes níveis , Nancy tornou-se juíza e técnica especialista da ISU , órgão máximo da modalidade . Em 2016 , ela foi juíza nas duas edições do Campeonato Brasileiro :
que possui essa estrutura , é possível desenvolver a modalidade . Assim , eventos deste tipo fazem com que as pessoas conheçam mais o esporte e busquem praticá-lo .
Com sua experiência na ISU , você acha que o Brasil está no caminho certo no esporte ? Por quê ?
Acredito que o Brasil está começando a trilhar um bom caminho . O país já tem uma atleta do porte da Isadora Williams , mas agora há um grupo muito bom de pessoas que tentam construir um futuro melhor para a patinação brasileira , definindo novas diretrizes e buscando formas de construir novos rinks de patinação .
Acredita que o Brasil pode crescer e conquistar grandes resultados em torneios internacionais ? O que nossos atletas precisam fazer ?
Tudo precisa ter um início . O Brasil tem patinadores talentosos , mas é necessário ter os ingredientes certos para atingir esses resultados . O primeiro deles passa pela infraestrutura adequada . Este é o passo número um !
Qual a importância da realização de dois Campeonatos Brasileiros para um país que não tem tradição na patinação artística ?
É um início importante . Há pessoas que acompanham o esporte na TV e gostariam de experimentá-lo , mas não sabem que existe no Brasil . Como o Brasil não é um “ país de inverno ”, muitos pensam que isso inviabiliza a patinação . Mas tudo o que a modalidade precisa é um rink . À medida
Foto : CBDG
9