Revista - GRUPO JASF Fevereiro e Março de 2024 Fevereiro e Março de 2024 | Page 6

capa
Entre riscos e oportunidades
“ Quando a gente fala de mudanças climáticas , principalmente para pequenas e médias empresas , de forma geral a gente fala de riscos e oportunidades ”, esclarece a professora associada livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ), Muriel de Oliveira Gavira . “ A preocupação é tanto o fato de que o negócio gera impacto quanto é impactado pelas mudanças climáticas ”.

As médias e grandes empresas , que são um parâmetro de como o mercado vai se comportar , estão olhando muito para a parte ambiental

Os impactos diretos abrangem os efeitos dos eventos extremos , como secas e altas temperaturas , sobre a empresa ou sua cadeia produtiva . “ As ondas de calor podem prejudicar negócios que dependem de temperatura controlada , afetar a produtividade do trabalhador e trazer prejuízos à cadeia produtiva ”, exemplifica . Já os impactos indiretos decorrem cada vez mais de legislações e exigências de mercado ( como as demandas dos consumidores ou do segmento de atuação da empresa ).
Ter um olhar para oportunidades também é importante . “ Se há uma oportunidade no mercado que a sua empresa não vai aproveitar , pode ser que um concorrente abrace e comece a ganhar mercado ”, adverte . “ A empresa deve olhar para esse contexto e entender como pode se beneficiar em termos mercadológicos ”.
Nesse sentido , Gavira aponta as linhas de financiamento , mantidas principalmente por bancos de fomento , que oferecem condições vantajosas para ações voltadas à descarbonização , eficiência energética , substituição de equipamentos , etc . Da mesma forma , há projetos sendo mantidos por países que es - tão avançando na agenda climática e que estão investindo em ações junto a países em desenvolvimento , como o Brasil .
A professora da Unicamp ressalta que , entre as estratégias , as empresas devem considerar medidas de adaptação ou mitigação do impacto ambiental . Na linha de novos produtos , o caminho passa pela vegetalização da produção , ou seja , da redução no uso de insumos de origem animal e da substituição de fontes fósseis por vegetais . Gavira comenta que as universidades contam com escolas juniores , que prestam consultoria acessível e eficaz para pequenas empresas . A aproximação com o ambiente acadêmico também favorece as iniciativas voltadas à inovação . 6