editorial
Longevidade cria uma nova perspectiva para os negócios
A demografia do Brasil está mudando de forma significativa e esse é um cenário que exige uma rápida adaptação das empresas . Hoje , 15 % da nossa população já passou dos 60 anos , uma estatística que não evidencia apenas a necessidade urgente de políticas públicas adequadas , mas também um rico mercado inexplorado e uma força de trabalho valiosa .
Com necessidades e desejos únicos , esse é um público que já está movimentando segmentos relevantes , como saúde , turismo , entretenimento e mais . São pessoas que buscam boas experiências culturais , serviços de saúde personalizados e viagens alinhadas ao seu ritmo e estilo de vida . Ignorar esse mercado é deixar de lado uma parcela significativa de consumidores com poder de compra e decisão .
Além do mercado de consumo , o envelhecimento da população também impacta o mercado de trabalho . Reconhecer que a idade não é um fator limitante para o exercício profissional é a primeira barreira a ser derrubada pelas empresas . Combater o etarismo e promover condições de trabalho compatíveis com o perfil dos trabalhadores maduros são outros avanços imprescindíveis para as organizações que dependerão da mão de obra sênior , se não agora , em um futuro muito próximo .
Assim como o consumidor mais velho representa uma oportunidade de mercado , o trabalhador , nessa faixa etária , também tem contribuições relevantes a trazer para as organizações . Há riqueza na experiência que essas pessoas acumulam . As empresas que aprenderem a integrar e valorizar a mão de obra experiente serão beneficiadas pelas competências e habilidades desenvolvidas ao longo dos anos e , também , por uma rica compreensão de diversos contextos de negócios .
Nesta edição , exploramos esse assunto mais a fundo e trazemos a visão de especialistas no assunto sobre como as empresas podem navegar por esta nova realidade demográfica . A transição não será imediata , nem fácil . No entanto , é inevitável e , acima de tudo , necessária . As empresas que se anteciparem a essas mudanças , além de facilitarem o processo de adaptação , vão contribuir para uma sociedade mais inclusiva e diversificada . Boa leitura ! 3