Revista Fevererio Jornal Manauara - Fevereiro 2018 PG | Page 5

BEM ESTAR
https:// www. youtube. com / watch? v = 6u5eIY9rOXs

BEM ESTAR

LEISHMANIOSE
sintomas,
transmissão
e
prevenção.
Caracteriza-se como uma zoonose ou antroponose( antropozoonose). É uma doença crônica, causada por parasitas flagelados do gênero Leishmania( protozoário), da família Trypanosomatidae, chamados de“ leishmania”, não é contagiosa e tem cura. Podendo apresentar-se em duas formas:“ Calazar”, do tipo visceral e“ Úlcera de Bauru”, uma forma tegumentar americana.
Estes protozoários resistem à destruição após a fagocitose. Para o ser humano existem aproximadamente 30 espécies patogênicas. Entre elas estão:

https:// www. youtube. com / watch? v = 6u5eIY9rOXs

Entre os principais sintomas estão:
Febre prolongada. Úlceras escuras na pele. Aumento do baço( esplenomegalia). Aumento do fígado( hepatomegalia). Leucopenia. Anemia. Tosse. Dor abdominal. Diarreia. Perda de peso. Caquexia.
A Leishmaniose manifesta-se na pele ou de forma visceral, tanto no ser humano quanto nos animais domésticos, no Brasil a doença infecta principalmente o cão, a raposa e alguns animais silvestres, os quais tornam-se reservatórios da Leishmaniose.
O responsável por descobrir os primeiros tratamentos da doença e iniciar os estudos dela foi o médico Gaspar Viana, do Pará, no início do século XX. Nos últimos 20 anos, a Leishmaniose tem crescido consideravelmente, sendo bastante encontrada no Brasil. Na América Latina, 90 % dos casos estão no Brasil, com maior ocorrência no Nordeste do país.
Entre
os
anos
1985
e
2003,
houveram
registros
de
mais
de
500
mil
casos
autóctones( da região onde se origina), e sua
maior ocorrência foi nas regiões Nordeste e
Norte do país. Em Portugal, o tipo mais
comum é a Leishmaniose visceral e alguns
casos
( muito
raros)
de
Leishmaniose
cutânea.
Prevenção
Tem cura, embora alguns especialista defendam que esta doença não é curada totalmente. Os critérios para a“ cura” são clínicos; a febre desaparece precocemente, por volta do 5 º dia de medicação, já a redução da hepatoesplenomegalia ocorre nas primeiras semanas. O tratamento humano é realizado pela administração de compostos de: Antimônio; Pentamidina; Marbofloxacino anfotericina; Miltefosina. O tratamento também é gratuito e está disponível na rede de serviços do Sistema Único de Saúde( SUS), e baseia-se na utilização de três fármacos a depender da indicação médica: Recomenda-se ao paciente em tratamento o repouso físico e a abstinência de quaisquer bebidas alcoólicas, por causa das alterações hepáticas.
https:// minutosaudavel. com. br / leishmaniose-sintomas-tratamento-o-que-e-cura-e-mais /
5