RevIsta Fevereiro -Especial Carnaval | Page 4

MOTIVACIONAL

O gestor que não consegue se motivar não tem a capacidade necessária para buscar isto em seus liderados, uma vez que a motivação é intrínseca( está dentro de cada um). Ou seja, cada um pode apenas incentivar, estimular ou influenciar outro( s) a se motivar( em).
Assim, revela-se que líder é aquele que consegue conduzir pessoas comuns a resultados incomuns transformando-as em diferencial competitivo da organização. Vale ressaltar que atuar com determinação é princípio básico para o alcance de metas e objetivos não importando os obstáculos e dificuldades a serem enfrentados pelo caminho.
Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores tem sido incentivar e estimular sua equipe de colaboradores. Para tanto, diversos são os fatores que geram motivação, dos quais temos alguns dos analisados e discutidos pelos professores Chiavenato( 2000, p. 394 apud MAURIZ, 2008) e o professor Araújo( 1985, p. 287 apud MAURIZ, 2008), que em suma, os citam da seguinte forma:
Trabalho interessante, auto realização, reconhecimento, segurança, diálogo de desenvolvimento, desenvolvimento pessoal e treinamento, remuneração, promoção e crescimento na organização, condições de trabalho, colegas, benefícios, status, sugestões para melhoramento, estimular o estrategismo, estabelecer objetivos claros, empoderamento, relacionamento e comunicação, reconhecimento e apreço, moral, diálogo, ideias, respeito, novos desafios, reconhecimento.
Atualmente todas as empresas atuantes no Brasil, independente de seu tamanho ou localização, enfrentam alguma dificuldade gerencial como: absenteísmo, alta rotatividade, falta de profissionalismo e ética, falhas de planejamento( curto, médio e longo prazo), escassez de profissionais qualificados( apagão de talentos), desperdícios, problemas com motivação, resistência às mudanças, dentre outros. São dificuldades comuns às organizações tendo impacto relativo ou significativo às práticas adotadas por elas, partindo hierarquicamente da presidência organizacional.
Na base da pirâmide que se evidenciam ou explicitam as falhas organizacionais para clientes e fornecedores através daqueles que deveriam ser tratados como colaboradores e não funcionários ou empregados. São os colaboradores que detém conhecimento total das falhas bem como suas causas, consequências e possíveis soluções. A comunicação interna é um dos fatores que pode definir o impacto destas falhas gerenciais quanto ao bom funcionamento da organização( reduzir custos, desperdícios e falhas para aumentar lucro, satisfação dos stakeholders, participação no mercado).
No final, a única resposta para incentivar o colaborador acarretando em motivação, é questionar-se: qual a maneira mais eficiente e eficaz de atingir objetivos organizacionais assegurando a conquista de objetivos pessoais dos colaboradores participante neste processo?
WILLIAM RESENDE
4