Revista Expo Nerd - Seu Conteúdo Nerd no Sul da Bahia Volume #01 | Page 21

NOVO

RECURSO

uma medida tomada pela Wizards of the Coast, detentora dos direitos do CCG, tem modificado um aspecto importante das partidas: o sideboard.

Por exemplo, um baralho com estratégias de controle tende a usar mais remoções ou recursos que gerem pontos de vida, assim dando mais estabilidade e permitindo a virada. O mesmo também poderia acontecer para quem estivesse usando uma estratégia agressiva – que provavelmente acrescentaria cartas que poderiam ampliar o alcance do baralho em disputas com um número maior de turnos.

O sideboard tende a ser vital para transformar confrontos que seriam praticamente impossíveis de vitória para alguns decks. Este caso torna-se ainda mais influente para formato eternos, aqueles que não rotacionam coleções quando um novo bloco é lançado, mas que não fazem parte do Arena. Entretanto, isso também já foi fundamental para mim no período que jogava semi-competitivamente o card game físico em 2015.

Ao criar benefícios que tornam as partidas únicas mais atrativas do que confrontos melhor de três, o sideboard, quinze cartas de reserva para o jogador substituir entre os games, tornou-se recurso exclusivo para o modo mais competitivo do CCG, que posteriormente teve seu nome alterado para Tradicional, assim não o considerando como o nível mais alto da plataforma, apenas o que se mantém mais fiel à versão física.

As quinze cartas reservas que o sideboard acrescenta ao deck daquele jogador são essenciais para que ele consiga ter chances ou mais equilíbrio em partidas que tendem a ser difíceis.

FUNCIONALIDADE

SIDEBOARD

17