Novembro 2018
67
esportistas, porém acabam desistindo por motivos financeiros. Você acredita que o governo deve investir dinheiro em esportes, incentivando a participação profissional ?
Acredito que o governo tem sim que investir mais em esportes, outros países têm mais atletas porque super investem no esporte. O governo deve investir desde a base, desde o fundamental até o ensino médio e as faculdades, hoje existem grandes centros esportivos, porém a maioria das pessoas não obtém acesso a estes lugares. Precisamos de professores qualificados e um investimento a longo prazo.
"Eu mesma era atleta, lutava Karatê e não pude continuar na profissão."
Ainda sobre a última pergunta, existem outras opções para quem gosta do ramo esportivo para trabalhar nele, como árbitro, técnico, professor de educação física e etc. Você considera isso uma boa opção para quem não conseguiu se suceder como esportista ?
Eu mesma era atleta, lutava Karatê e não pude continuar na profissão, então me qualifiquei na área de humanas e optei por seguir nisso, mas é algo difícil e é necessária muita resiliência para se manter firme fazendo o que ama, sobre a arbitragem a renda é boa apenas em altíssimo nível.
"Todos temos capacidades iguais, porém não somos tão valorizadas e o lugar de mulher é onde ela quiser."
Ainda há um pensamento machista acerca de mulheres no esporte, como pensamentos de inferiores mesmo tendo alguns grandes nomes femininos presente nessa área. Você acredita que acabar com essa ideia é necessária, e como conscientizar acerca dessa informação ?
No momento já temos muita informação passando de pessoa pra pessoa, mas isso não é o suficiente e sim uma mudança de pensamento da sociedade, entraremos em um novo governo que tende a ser machista e autoritário, temos evoluído muitas nessa questão, mas para mudarmos no esporte precisamos de mudança na sociedade, eu mesma sofri preconceito enquanto lutava pois a luta é considerado um esporte masculino, muitas mulheres hoje são machistas enquanto outras não possuem reconhecimento, como a Marta no futebol. Todos temos capacidades iguais, porém não somos tão valorizadas e o lugar de mulher é onde ela quiser.
Segundo um estudo liderado pelo Imperial College de Londres e pela OMS, descrito na revista internacional "De Lancet", o número de crianças e adolescentes obesos aumentou dez vezes nos últimos 40 anos. A educação física e uma maior participação em esportes poderia diminuir esse número ?
É uma discussão complexa, são necessários ótimos profissionais e um hábito de atividade física,apenas uma aula por semana não resolveria isso, pois a obesidade é uma questão cultural. A alimentação errada também prejudica isso, um maior investimento em educação física poderia ajudar mas não necessariamente.