Novembro 2018
63
entretenimento, ficando até mesmo muitas horas em frente a uma tela, muitas vezes desejando assistir cada vez mais a sua série favorita. Por meio disso foi realizada uma pesquisa com alguns dos estudantes do Instituto Federal do Paraná- Telêmaco Borba e com os resultados pode-se saber as séries e filmes que eles mais assistem ou aquelas que acabaram se tornando as suas favoritas.
Vários nomes foram citados, um deles foi a série Grey's Anatomy, que tem um tema muito voltado para a Medicina, Sherlock que é uma série de gênero de drama policial e outra série também foi a As Telefonistas, a série relata fatos históricos, voltados para os direitos das mulheres, a liberdade, até mesmo a voz que elas tanto almejavam ter, entre outras coisas.
Dois filmes muito citados também foram Piratas do Caribe e Star Wars.
Assistir é sim uma coisa boa, porém existem alguns pontos negativos e positivos. Uma pessoa que assiste em excesso acaba muitas vezes perdendo a noção do tempo, deixando de fazer coisas, no anseio de assistir mais um episódio e isso por consequência de se entreterem. Há também pontos positivos, a pessoa que assiste, pode acabar obtendo mais conhecimento, expandir seus pensamentos e até mesmo se identificando e gostando de algum tema, por exemplo, a Medicina, ou seja, isso pode influenciar de alguma forma na carreira profissional.
Através disso foi realizada mais uma
pesquisa com 40 pessoas, de idades pouco diferentes e a questão era se assistir filmes/séries poderia influenciar na carreira profissional de alguém ou fazer com que essa pessoa chegasse a ter uma reflexão.
Dessas 40 pessoas, 34 disseram que sim e 6 que não influencia. Seguindo este mesmo contexto foi direcionada a mesma pergunta para uma das estudantes do Campus, segundo Anne Caroline influencia sim assistir séries ou filmes, porque tudo que fazemos influencia o mundo ao redor e por consequência disso podemos ser influenciados de volta. Em entrevista para o site do Jornal Comunicação uma estudante de cinema disse algumas palavras sobre este tema e também como o personagem Joey da série Friends teve influência na escolha dela: “A gente vê ele lutando por cada teste que faz, o Joey nunca desiste e acho que foi essa persistência que me fez querer fazer teatro”, disse Mickaelle Lima Souza.
Assistir tanto filmes ou séries pode ser influenciador em determinadas coisas, porém o ideal é mantermos um autocontrole sobre isso. Fazer com que isso seja algo saudável e um hobby divertido e interessante nos momentos de lazer.
Gráfico em relação a pesquisa se assistir
séries/filmes influencia na carreira profissional.