REVISTA EVOLUÇÃO | Page 18

Ciência, Tecnologia e Inovação

18

Novembro 2018

Quimioinformática ajuda a reduzir o processo de testes in vivo e in vitro

Pouco conhecida a quimioinformática é uma das áreas de grande importância no ramo da ciência, já que através desta é possível descobrir novos medicamentos para tratamentos de doenças.

Por: Gabrielly de Oliveira Mielevski; Isabella Caroline da Silva; Leticia Maria Pereira .

A Quimioinformática é uma área da ciência que é muito importante para ajudar a fazer descobertas, e resolver problemas que envolvem a química, através de técnicas computacionais.

Apesar da quimioinformática ter seu nome recém elaborado, ela é utilizada há muitos anos por estudiosos que o englobou junto com a química computacional, é importante destacar que a quimioinformática é diferente da química computacional, já que a química computacional utiliza métodos para calcular estruturas moleculares, porém a quimioinformática também pode trabalhar com cálculos teóricos de mecânica quântica que é da área da química computacional.

Segundo o artigo Quimioinformática:

uma introdrução, de Carolina Horta Andrade, Vinicius M Alves, Rodolpho Campos Braga, Eugene Muratov, está ciência pouco conhecida, utiliza recursos computacionais e tecnologia

da informação, para transformar informações químicas em conhecimento, atravès de exploração de bases de dados químicos e biológicos para descoberta de novos compostos com atividade ou propriedades desejadas.

As áreas de conhecimento que são mais utilizadas para esse estudo é a química, a informática, a matemática e a ciência da computação, que são importantes para descobrir informações na área da ciência.

Imagem das moléculas da retinal em 3D.