REVISTA EVOLUÇÃO | Page 13

Novembro 2018

13

disse Cynthia Agra de Brito Neves que escreveu o artigo , o Slam é mais que um movimento político, se tornou um movimento social.

E a responsável por trazer essa iniciativa para o Brasil foi Roberta Estrela D’alva que fundou o Zap! Slam em São Paulo no ano de 2008, e em 2012 Emerson Alcalde criou o Slam da Guilhermina o segundo Slam do Brasil, na zona Leste de São Paulo e desde então a ideia se espalhou por muitas outras cidades do Brasil, dando a oportunidade para que os jovens usem a poesia como forma de manifesto e de mostrarem suas realidades.

Imagem da batalha de poesias que aconteceu na casa da cultura.

Foto: Denize Vitória Schneider

Na cidade de Telêmaco Borba o Slam teve sua segunda edição oficial no dia 28 de Outubro, na Praça da casa da Cultura. Guilherme Oliveira foi quem teve a iniciativa de fazer as batalhas em Telêmaco Borba, ele conta que teve a ideia depois de participar de um movimento Slam chamado contra ataque na cidade de Curitiba, e como já organizava as batalhas de rima resolveu trazer o Slam também para nossa cidade.

resolveu trazer o Slam também para nossa cidade.

Ao perguntar para Guilherme Oliveira se ele acredita que iniciativas como essa que trazem cultura para os jovens, podem trazer benefícios para nossa cidade que é conhecida por ser uma das mais violentas da região, ele disse: “Com toda certeza! A carência de cultura na nossa cidade é notada de longe, e assim como as batalhas de rima que fazemos a alguns anos o Slam é algo que vem pra somar onde cada um pode se expressar escolhendo o assunto que mais lhe convém abordar. Seguimos o ditado, onde não há cultura a violência vira espetáculo.”

Imagem da batalha de poesias.

Foto: Denize Vitória Schneider