Os professores normalmente já estão bem acostumados com esse problema. Quando o aluno toca a flauta e o som sai falhado ou não sai som algum. Por onde devemos começar a ajudar a diagnosticar o problema? Listamos alguns problemas que normalmente chegam a nossa Luthieria. Se você detectar algum problema que exija atenção especializada - ou se não tiver certeza é sempre melhor entrar em contato com um bom profissional. Flautas limpas e bem ajustadas proporcionam alunos e professores felizes!
1) Alinhamento da cortiça do bocal. Verifique o vazamento e o alinhamento da cortiça do bocal. A cada dois anos de uso é importante trocar a cortiça que veda a parte superior do bocal, se ela estiver vazando o som será falho. Outro detalhe importante é o alinhamento adequado da cortiça pode fazer toda a diferença. No entanto, se observar que a cortiça se move muito fácil, é necessário substituí-la.
2) Sapatilhas - As sapatilhas tem função de vedação hermética e quando ela não veda, ocorre vazamento de ar, o som falha e dependendo do nível de vazamento o som não sairá. Alguns vazamento são grandes e pode ser possível detectar simplesmente com uma avaliação visual inicial. No entanto, outros vazamento são pequenos e localizados na parte de traz da chaves e ainda pode ser microfissuras na pele da sapatilha, e neste caso somente profissional Luthier poderá detectar o problema.
Desajustes - Algumas chaves funcionam remotamente com outras chaves, e a ação delas devem ser simultâneas. Como por exemplo as chaves da mão direita Fá, Mi e Ré, todas elas funcionam remotamente com a chave do Fá#. Se a chave do Fá# não descer no mesmo instante, se fechar antes ou depois, ocorrerá o vazamento, conforme pode visualizar na ilustração abaixo. O ajuste desta ação remota é feito por calços ou parafusos, no entanto depende de cada flauta, que devem ser minuciosamente ajustados.
Estudantes de Fauta/Abril 2020
ESPAÇO LUTHIERIA
Por que a Minha flauta não está saindo som?