Alimentação: Perguntas mais frequentes feitas á uma nutricionista
Entrevista realizada com a profissional Raphalla Moreira, abordando as seguintes perguntas:
• Para quem é novo na vida saudável, por onde deve começar?
Antes de mais nada é bacana procurar um profissional, não ficar procurando na internet “ emagreça tantos quilos em dois dias”. Isso é meio complicado, cada metabolismo reage de uma forma e um profissional vai saber te direcionar para o objetivo que você deseja chegar.
• Falam muito que carboidrato engorda. As pessoas que começam uma dieta, devem evitar totalmente ou ele tem algum tipo de benéfico a saúde?
Todos os carboidratos podem ser utilizados, porém vai depender do objetivo de cada um. Para quem quer emagrecer é indicado o carboidrato de baixo teor glicêmico, porque o organismo utiliza essa gordura como fonte de energia. Para quem quer ganhar massa muscular é indicado outro tipo de carboidrato, sem ter o prejuízo de ganhar muita gordura.
• Pode-se comer castanha a vontade ou em excesso faz mal à saúde e prejudica a dieta?
É interessante dosar a quantidade, 5 a q0 unidades. É uma gordura boa, mas em grandes quantidades pode se tornar toxica.
• Qual o benefício que o ovo nos proporciona? Ele realmente emagrece?
Não é necessariamente o ovo que emagrece. Ele é uma proteína com a digestão mais lenta, consequentemente precisa de mais energia e sem o carboidrato o organismo acaba trabalhando mais por causa desse alimento. Não é só o ovo que te auxilia, é uma série de fatores que te levam ao resultado.
7
• Pessoas que fazem dieta é legal não jantar? E caso não sintam fome, tem algum alimento mais indicado para substituir?
Não é recomendado não fazer alguma refeição, principalmente a janta. Todas as refeições são importantes, mas vai de cada um. Tem pessoas que a hora da janta é quando sai da academia, uma pessoa que sai da academia tem que jantar para repor a energia. Existem vários alimentos que podem substituir uma refeição, não precisa jantar um prato de comida, pode ser algo mais leve, salada, frutas.. Só não pode deixar de fazer uma refeição.
• Existe alguma frequência ideal para comermos algum tipo de alimento não saudável?
Não é indicado no primeiro momento, muitas pessoas não conseguem se adaptar a essa transição. Quando começa uma dieta ou uma reeducação alimentar o corpo demora de 6 a 8 semanas para se adaptar, nesse período é importante se manter dentro da dieta para que o metabolismo melhore com essa alimentação nova. A partir desse período de 6 a 8 semanas é importante perguntar ao profissional para que ele possa dizer quando e a hora que poder comer os alimentos não saudáveis.
• Você acredita que estética e nutrição caminham juntas?
Sim. É bem bacana alguns procedimentos estéticos, porém é uma junção, a estética somente não vai resolver tudo. Tem que fazer a junção da alimentação, atividade física e estética.