A celulite é causada por uma alteração no metabolismo que faz com que as fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura por debaixo dela puxem a pele para baixo, causando os furinhos. Esse distúrbio é gerado por diversos fatores, como predisposição genética, sedentarismo, má qualidade da alimentação, como ingestão exagerada de açúcar e gorduras, entre outros.
Segundo a Dra. Giuliana Bottino, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e preceptora do setor de Cosmiatria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, a única forma de realmente acabar com a celulite é combinando uma série de medidas para melhorar o aspecto da pele e evitar o acúmulo de gordura e má circulação sanguínea, impedindo que mais furinhos apareçam.
No entanto, se a celulite já está em um estágio muito avançado, a especialista alerta que é improvável que desapareça completamente, podendo apenas ser reduzida significativamente. Através das seguintes dicas:
Alimentação saudável
Exercícios físicos
Tratamentos estéticos
Cremes contra celulite
https://www.aterceiraidade.net/tratamento-para-celulite/
Mitos sobre celulites:
Refrigerante: o vilão neste caso é o açúcar, e não o gás. Segundo Dra. Giuliana, hoje em dia sabe-se que a água com gás também não é causadora de celulite, como se acreditava antigamente. "Em tese, o refrigerante sem açúcar não causa celulite", diz.
Calça apertada: não existem estudos que comprovem a relação. De acordo com a dermatologista, sabe-se que a má circulação sanguínea é um fator relevante para a celulite, mas, segundo ela mesma coloca, nenhuma calça jeans é tão apertada a ponto de comprometer a circulação do sangue.
Cintas modeladoras: apesar de ajudarem a disfarçar os furinhos, as cintas não são capazes de tratar o problema.
Celulite, e como acabar com ela?
15