Revista especial Marista São José - Tijuca - 2018 - 1º semestre Revista especial Marista São José - Tijuca - 1º se | Page 64

64
Revista Marista São José | ago 2018

Educação Infantil e 1 º ano do fundamental

Atividades relacionadas ao contexto social da criança pequena e o recente destaque no Programa Marista de Avaliação confirmam o fazer pedagógico do“ Maristinha”, do São José

- Tijuca, como referência em educação infantil e letramento. ci eraessequam dolenim do ex eu feugait

Os países com A MELHOR EDUCAÇÃO DO MUNDO, não raro, enfatizam a importância dada ao professor e a liberdade que ele tem para trabalhar o conteúdo. Soma-se a isso, o necessário investimento em formação de excelência nos primeiros anos do desenvolvimento infantil( de zero a seis anos). No período de escolaridade infantil, do Maternal ao 1 º ano do ensino fundamental, quando o cérebro da criança está cheio de janelas de oportunidades, a diversidade de estímulos é fundamental para o desenvolvimento integral e saudável, seja para a construção do conhecimentos, ou para a formação da personalidade e de subjetividades: modo de ser sujeito, em sua integralidade e inteireza.

No Marista, a criança é cuidada e estimulada para o desenvolvimento integral, nas dimensões emocional, social, corporal, intelectual e espiritual. Isso acontece atendo-se, com respeito, à maneira do estudante interagir com as pessoas e a realidade, marcada por jogos, brincadeiras, imaginação, senso da surpresa, descobertas e pela prazerosa construção do conhecimento. A educação matemática, a exploração da natureza e do entorno social, a aprendizagem da leitura e escrita, em situações significativas e desafiantes, são percursos que a criança vivencia na escola Marista, ao mesmo tempo que desenvolve o sentido da presença de Deus, do próximo e do meio ambiente, com valores e atitudes.
A proposta curricular valoriza a pedagogia da participação ativa e da intervenção em situações-problema, que aguçam, ainda mais, a curiosidade natural do educando. Trabalha-se na perspectiva intercultural, com a valorização das culturas infantis.