Revista ESFA 15ª Edição - ESFA É NOTÍCIA | Page 87

ESFA: Uma escola da misericórdia

Prof. Esp. Eliézer dos Santos Oliveira Ensino Religioso – Fundamental II
A vivência da misericórdia em nossa Escola é intensa, profunda, fecunda e discreta. Invisível aos olhos que são incapazes de ver com o coração.
A ESFA atente 33 crianças e seus familiares da periferia de Pelotas, nas Doquinhas, zona do Porto, desenvolvendo com elas“ qualificados serviços educacionais segundo os valores franciscanos”, missão da SCALIFRA-ZN. Procure conhecer mais esse Projeto, disponha-se a ir até lá e ajude a embalar essa obra com o palpitar do teu coração.
A ESFA desenvolve permanentes campanhas em prol dos diversos necessitados. Muitos colaboradores se somam a essas obras de misericórdia, através das quais a vida de tanta gente é dignificada. Temos a certeza que o nome de cada um deles já se encontra escrito no livro da vida( Fl 4,3). Seu nome já consta nessa obra divina?
Porém, o principal nem é o que fazemos, mas sim como fazemos. De nada valeria ter feito tudo isso se não véssemos feito com amor( 1Cor 13,1-13). Cada uma destas a vidades tem o seu nascimento no interior dos corações que querem amar como Jesus e São Francisco amaram. Por isso dizemos com São Lucas 17,10:“ Somos simples servos, fizemos apenas o que devíamos fazer”.
Nossas obras de misericórdia nascem dentro da Escola, esse“ ambiente fraterno” de“ promoção da vida” e de compromisso com os“ desafios de uma sociedade em transformação”, Missão da SCALIFRA-ZN. Em nosso co diano escolar, aprendemos“ o que” e“ como” fazer. Assim, os frutos da misericórdia são gerados( Mt 13,8), mul plicados e distribuídos a esse mundo carente de misericórdia( Mt 25,20-21).
Isso ocorre através do encontro fraterno, amoroso e cheio de cuidado de uns para com os outros; de cada aula dada e par cipada; cada conselho compar lhado com o irmão e irmã de caminhada educacional; cada ensinamento proferido e aprendido; cada correção fraterna e perdão mútuo; cada palavra de ânimo e consolo; cada esforço de acolhida e abertura ao diferente que interpela; cada oração e reflexão existencial ro neira ou extraordinária; cada pequeno gesto de par lha; cada olho que brilha, sorriso que se abre e braços que abraçam; enfim, em tantas ações generosas que nenhum livro do mundo seria capaz de comportar( Jo 21,25).
“ Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida” – Diz o Papa Francisco. E São Francisco de Assis afirma:“ Onde há misericórdia e prudência, não há prodigalidade nem dureza de coração”. A vivência co diana da misericórdia na escola faz com que consigamos superar as nossas durezas, enternecendo sensivelmente os nossos corações, que, por sua vez, se abrem para a par lha do pão e da vida.
Inspirados pelo Papa São João XXIII podemos dizer: Preferimos usar mais o remédio da misericórdia que o da severidade. Nossa Escola quer agir como mãe amorosa, de forma benigna, paciente, cheia de misericórdia e bondade para com os seus filhos e filhas. Queremos radicalizar a a tude misericordiosa do Samaritano( Lc 10, 29- 37) a fim de realizarmos o serviço indis ntamente,“ em todas as circunstâncias da sua vida, em todas as suas fraquezas, em todas as suas necessidades”( Beato Papa Paulo VI).
“ Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”( Lc 6,36). Certamente ainda nos falta trilhar os caminhos da misericórdia que o Evangelho e São Francisco nos propõem( 1Rs19,7). Diante disto, resta-nos reconhecermos que a misericórdia divina é superior às nossas fraquezas e que Ele nos perdoa e cuida de nós.“ Senhor, eu sou um pecador, eu sou uma pecadora, venha com a sua misericórdia”, reza o Papa Francisco.“ O Senhor te abençoe e te proteja. Mostre-te a sua face e se COMPADEÇA DE TI. Volva a o seu rosto e te dê a paz”( Nm 6,24-26), rezava nosso Padroeiro. Somente na certeza de que carecemos da misericórdia divina é que poderemos afirmar-nos como uma Escola de misericórdia. Só assim seremos capazes de agir misericordiosamente com a força que vem de Deus e age em ou através de cada um de nós.

86