8 º Seminário Regional de Ensino Religioso das Escolas da Rede SCALIFRA – ZN, Pelotas-RS
Ir. Araci Mariana Kother Coordenadora do Ensino Religioso da ESFA
No dia 09 de Julho de 2016, realizou-se o 8 º Seminário de Ensino Religioso das Escolas da Regional Sul, da Rede SCALIFRA-ZN. O tema“ Louvado sejas, meu Senhor, por nossa Irmã, a Mãe Terra” teve como base a carta Encíclica“ Laudato Si”, do Papa Francisco. O seminário obje vou uma profunda reflexão, troca de experiências pedagógicas do Ensino Religioso e uma excelente integração entre os docentes par cipantes do evento.
A sede do 8 º Seminário foi a Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis( ESFA), Pelotas-RS, com a par cipação do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, de Canguçu-RS e o Colégio Franciscano Espírito Santo, de Bagé- RS, contando com a presença de 97 professores das três escolas par cipantes.
Os professores foram recepcionados no hall de entrada pela equipe de acolhida da ESFA ao som de gaita, violão e com cantos de boas-vindas. Após o credenciamento, os par cipantes dirigiram-se à área de convivência da escola para o delicioso café da manhã.
A cerimônia de abertura foi realizada pela Ir. Maria Cecília Merchiori, diretora da ESFA, com a presença da Ir. Cecília Ivone Rigo, diretora do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, Ir. Maria Kreutz, diretora do Colégio Franciscano Espírito Santo. Foram apresentadas as coordenadoras do Ensino Religioso, das respec vas escolas: a Prof.ª Alessandra Borges Madrid, a Ir. Renata Adriana Santos e a Ir. Araci Mariana Kother, esta coordenou seminário. A SCALIFRA-ZN esteve representada pela Ir. Célia de Fá ma Rosa da Veiga, Coordenadora do Ensino Religioso da mantenedora que saudou os par cipantes, trazendo os cumprimentos da Ir. Valderesa Moro, Diretora Presidente.
O assessor do evento foi o prof. Eliézer dos Santos Oliveira, da ESFA, o qual proferiu a palestra sobre a Encíclica“ Laudato Si”, do Papa Francisco. Após a apresentação de cada capítulo, o palestrante proporcionou um momento de reflexão em pequenos grupos, para elaboração de uma breve síntese. O expositor abriu espaço para os par cipantes interagirem com a explanação do tema. O Prof. Eliézer explanou a temá ca com obje vidade e clareza, com muita precisão fez uma admirável síntese da encíclica. O conteúdo explanado atendeu plenamente as expecta vas dos par cipantes.
Ao meio-dia, a direção da ESFA ofereceu um almoço aos compartes. O mesmo foi servido no restaurante Gourmet, na Rua Santa Cruz, próximo a ESFA.
Na parte da tarde, o Seminário prosseguiu com a socialização de experiências pedagógicas. Os professores foram distribuídos em três salas dis ntas, nas quais cada escola pôde explanar suas prá cas pedagógicas, relacionadas ao Ensino Religioso e ao tema em estudo. Tais socializações contemplaram os quatro eixos do Ensino Religioso das escolas par cipantes: Eixo 1: Relação com o Transcendente; Eixo 2: Manifestação do Sagrado; Eixo 3: Reverência e Cuidado com a Vida e Eixo 4: Celebração da Vida. As socializações de experiências foram ricas e proveitosas.
Para encerrar o evento, cada escola dinamizou uma celebração de 10 minutos para o grupo de par cipantes. O Colégio Franciscano Espírito Santo teve como temá ca“ O Evangelho da Criação”, encerrando-se com a entregue de uma muda de flor, a fim de que cada par cipante dê con nuidade à obra da criação em seu jardim. O segundo momento celebra vo foi do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, com a apresentação de uma coreografia in tulada“ O que estamos fazendo com a Mãe Terra?”, finalizando com a entrega de um lindo cartão com um saquinho de sementes, para que cada par cipante mul plique o verde no Planeta. A Escola de Ensino Fundamental São Francisco de Assis finalizou com a celebração tendo como tema“ O Cuidado com a Mãe Terra, nossa Casa Comum”, trazendo presente o projeto desenvolvido nas aulas do ER em preparação ao 8 º Seminário. O mesmo culminou com a distribuição de uma casinha artesanal para cada par cipante como sinal do compromisso de intensificar a tudes de cuidado com a Mãe Terra.
Seguiu-se a troca de gen lezas, agradecimentos e abraços fraternais. Na sequência, todos par ram alegres e felizes guardando na lembrança o belo dia que vivenciaram, levando no coração o desejo de despertar nos educandos o sonho e o cul vo de a tudes de cuidado com meio em que vivemos. Assim, almeja-se que as gerações do futuro possam viver num mundo onde será possível, respirar o ar puro que emana das florestas, admirar o azul do firmamento e encantar-se diante de um rio onde corre água cristalina.
79