Revista ESFA 15ª Edição - ESFA É NOTÍCIA | Page 6

Hora de brincar

a
Prof. Natasha Abreu Gonçalves Educação Infan l – 3 anos
“ Quando você me perguntar o que fiz na escola hoje. E eu responder: " Eu brinquei ". Por favor não me entenda mal. Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco. Eu estou aprendendo apreciar e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou preparando-me para o amanhã. Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” Anita Wadley
A escola também é lugar de brincar. Dessa prá ca, a criança desenvolve novas aprendizagens. Para brincar, não é necessário o uso de brinquedos sofis cados.
Pode-se a assegurar que qualquer objeto transforma-se em brinquedo, como as almofadas. Com elas realiza-se a“ brincadeira de corrida de almofadas”, que es mula a atenção, o equilíbrio, a coordenação motora ampla e a interação com o grupo no qual está inserido.
Outro exemplo é um banco comum, que se transforma em trave. Com a bola, os alunos chutaram por baixo do banco. Essa brincadeira desenvolve a coordenação viso-motora.
O mesmo banco pode se transformar em um desafio de equilíbrio, em que os educandos devem desenvolver muitas habilidades, como: concentração para andar em cima do banco, respeitar o colega que estar a sua frente, bem como o de atrás. Nesse momento, foi possível es mular a coordenação motora ampla.
Logo, objetos do dia-a-dia podem tornar-se brincadeiras diver das e se cons tuírem em aprendizagens significa vas.

5