Revista ESFA 15ª Edição - ESFA É NOTÍCIA | Page 25

Experiência no Amazonas e na tribo indígena Dessana Tukana

Maurício Mendes Von Ahn Palestrante da área de Geografia
Durante os dias 18, 19 e 22 de abril deste ano, a convite da professora Rosimeri dos Anjos, ve o privilégio de par cipar das comemorações do Dia do índio na ESFA, onde es ve com as turmas do 1 º ao 6 º ano com a proposta de apresentar aos alunos a minha experiência no Amazonas e na tribo indígena Dessana Tukana.
O Dia do Índio é celebrado anualmente no Brasil no dia 19 de abril e surge para não deixar que as novas gerações esqueçam as verdadeiras raízes que formaram o povo brasileiro. Portanto, as discussões realizadas com os alunos ocorreram no sen do de enfa zar a importância de preservar as tradições e a iden dade dos indígenas. Para atender ao obje vo proposto, a palestra ocorreu de uma forma intera va, em que os alunos puderam par cipar a todo instante com ques onamentos, com dúvidas e com curiosidades.
A proposta principal era falar um pouco das experiências vivenciadas no Amazonas e na Tribo Dessana Tukana, no entanto, inicialmente foram feitas algumas discussões a cerca da importância do dia do índio. A seguir, foi feita uma explanação a cerca dos costumes indígenas, até chegar a um breve resgate da historia desse povo, que teve início muito tempo antes da chegada dos portugueses no Brasil em 1500.
Durante essa conversa inicial, os alunos foram muito par cipa vos, realmente demonstrando muito interesse e curiosidade pelo assunto. Dentre muitas outras coisas, os alunos puderam compreender que os indígenas possuem um respeito muito grande pela natureza, re rando dela apenas o necessário para a sua sobrevivência, e que estas a tudes respeitosas devem ser levadas para tudo em nossas vidas.
Posteriormente foi apresentada aos alunos a situação atual da população indígena no Brasil, que nos anos de 1500 girava em torno de 6 milhões de habitantes, e que atualmente é de aproximadamente 400 mil índios. Esse fato também foi discu do com os alunos, os quais compreenderam que essa diminuição considerável de índios está atrelada a anos de exploração europeia, principalmente pelos portugueses.
Hoje em dia a maioria das tribos está localizada no estado do Amazonas. Na apresentação dos slides sobre os indígenas, já nas primeiras imagens das belezas naturais do estado do Amazonas, os alunos já ficaram extasiados e empolgados para que chegássemos logo na tribo indígena. Enfim, chegamos!
A Tribo Indígena Dessana Tukana é originalmente da região do Alto Rio Negro. Falam o idioma Tukano e se localizam na aldeia Tupe, que é o lar dos índios da etnia Dessana, cujo meio de acesso dá-se pelo rio.
Quando começamos a dialogar sobre a cultura indígena da tribo, os alunos ficaram extremamente interessados pelas suas danças e músicas, que estão presentes no co diano das tribos indígenas.
A parte final da palestra foi a mais empolgante e a que gerou mais debates. A arte indígena da tribo Dessana Tukana chamou muito a atenção dos alunos, os quais puderam ver não somente na tela do computador, mas também pessoalmente alguns artesanatos produzidos pelos índios. Ao final do encontro, foi feito alguns sorteios dos artesanatos trazidos da tribo Dessana Tukana.
É muito legal poder interagir com povos que vivem de uma forma tão diferente da nossa- apesar de sermos todos do mesmo país, que é tão diverso e tão rico em cultura- e poder, de certa forma, fazer parte dessa tradição mantida por eles. Maurício Mendes Von Ahn

24