Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 216

TRILHAS QUE ABREM BRECHAS NAS CAMADAS INCONSCIENTES
Um caminho produtivo para facilitar o início do processo arteterapêutico pode ser a vida da consciência corporal, dos exercícios de relaxamento das tensões e da colocação da respiração em estágios mais lentos e profundos para facilitar desbloqueios, permitindo mais fluência do processo criativo, pois esta providência rebaixa as funções da vigília, permitindo o acesso mais livre à camadas inconscientes. Estes estados poderão ser ativados também pela criação de ambientes sonoros específicos, com produção e / ou escuta de determinados sons.
As primeiras experimentações plásticas devem oferecer facilidade operacional, para que não sejam agravadas as já naturais defesas e resistências apresentadas no início de qualquer processo terapêutico. As mais comuns em arteterapia são referidas, como:“ Eu não tenho jeito para isso, não sei desenhar, nem pintar, etc”. Havendo, muitas vezes, o desejo e preocupação de apresentar uma boa performance, pela fantasia de assim“ agradar” ao arteterapeuta, de quem se imagina ter a expectativa de bom desempenho estético de seus clientes. As atividades iniciais devem propiciar um clima de experimentação prazerosa e lúdica, sem exigir desempenhos complexos. Assim, uma boa possibilidade podem ser explorações com gravuras, pois já trazem símbolos bem configurados, onde a expressão se dá pela escolha e composição de grupamentos de imagens, o que apesar de ser tarefa simples, sempre fornecerá mapas muito adequados de aspectos psicodinâmicos, presentes naquele momento, na vida de cada pessoa que as organiza.
Outras possibilidades interessantes são manchas, rabiscos, papéis rasgados, uma sutil permissão para a“ não-forma” uma simbólica comunicação“ você não precisa se preocupar em fazer bonito”...“ do jeito que sair está bom”.... Destas primeiras experimentações e configurações simbólicas emergirão dados ricos em significados, que para serem melhor compreendidos deverão gradativamente ser amplificados pelas estratégias de transposição de modalidades expressivas. Estas providências permitem que um símbolo possa ser explorado e elaborado com múltiplos materiais e possibilidades plásticas.
Um diversificado caminho expressivo que pode passar da configuração dos traços através do desenho, para a liberação e fluidez na composição de cores da pintura, ou criação de volume e organização espacial na modelagem, e inúmeras outras
216 ABRIL | 2017