Revista Educar FCE EDUCAR FCE 6ED VOL1 - 23-06-207 | Page 212

o autoconhecimento e a expansão da estrutura psíquica do indivíduo, reconciliar problemas emocionais; resgatar a baixa autoestima; valorizar as experiências atuais e passadas de vida e trabalhar a socialização.
Qualquer pessoa pode beneficiarse do processo: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Todos podem se expressar artisticamente e serem criativos, mesmo não tendo conhecimentos prévios sobre arte. Não existe limites ou contra-indicações específicas.
A visão humanista da arteterapia compreende o homem como um ser holístico inserido num contexto cultural e social. Durante todo o processo, o ser humano deve ser visto como ser integral, não separando seu corpo de sua alma, vislumbrando seu sofrimento psíquico e físico.
OBJETIVOS GERAIS
Desde sempre, a humanidade documenta, através da arte, os seus diversos estados psíquicos. Registra seus anseios, temores e desejos nas paredes das cavernas, nas danças e cânticos, nas histórias míticas que narra. Entre os objetivos deste texto está o entendimento do processo da arteterapia, o papel do arteterapeuta e o papel da arte nesse processo. Objetivo Específico Entender que, ao plasmar formas impregnadas de energia psíquica, os símbolos são elaborados. Desvelar esses símbolos é entender as finalidades do processo arterapêutico. Justificativa Vivemos tempos difíceis. Tempos de conflitos interiores e muitas situações de estresse. Situações que envolvem humanos de todas as idades e sexos, seres de diferentes culturas situações sócioeconômicas e étnicas.
Como entender o que vai na alma de cada um destes seres? Qual ciência dará conta de resolver tamanha complexidade, diante de tipos tão diferentes de conflitos interiores?
A arteterapia tem sido a forma humana utilizada para elaborar estados afetivos conflituados ou transcendentes.
Isto por meio de diferentes abordagens, onde busca-se oferecer suportes materiais que propiciem a configuração simbólica em diversas criações, em variadas linguagens artísticas. Torna-se assim, necessário apresentar alguns fundamentos da arteterapia, com foco nos fundamentos da Arte, Terapia e Arte Educação. Problematização Como detectar as aflições do paciente? A resposta foi abordada no texto, mas acaba gerando outro questionamento:- Como construir os símbolos que vão configurar os conflitos interiorizados?
As atividades iniciais
212 ABRIL | 2017