EMPREENDEDOR CORPORATIVO
Contudo, vale dizer que atualmente está havendo a profissionalização dessa gestão, por meio“ da contratação de executivos de mercado para a administração da empresa e da criação de uma estrutura de governança corporativa, com os herdeiros opinando no conselho de administração e não necessariamente assumindo cargos executivos na empresa”( DORNELAS, 2005, p15). Existem diferentes perfis do empreendedor herdeiro, uma vez que alguns querem tomar a frente da empresa e inovar e outros buscam não mexer no que já está sendo feito, pois o modelo tem dado certo.
• Tipo 8 – O“ Normal”( Planejado)
Esse é o empreendedor que planeja e dessa forma aumenta a probabilidade de um de ter um negócio bemsucedido e assim conseguem alcançar melhores resultados. Ele tem uma visão do futuro muito clara e que visa as metas, contudo vale dizer que esse tipo de empreendedor não é o mais recorrente.“ No entanto, ao se analisar apenas empreendedores bemsucedidos, o planejamento aparece como uma atividade bem comum nesse universo específico, apesar de muitos dos bem-sucedidos também não se encaixarem nessa categoria”( DORNELAS, 2005, p16).
A seguir serão apresentadas características do empreendedor coorporativo dentro e fora da escola.
EMPREENDEDOR CORPORATIVO
Os empreendedores, em geral, devem apresentar dez Características do Comportamento Empreendedor, que estão diretamente ligadas ao desempenho de empreendedores bemsucedidos. São elas: Busca de oportunidades e iniciativa; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança. Quanto maior a frequência com que o empreendedor aplica tais comportamentos à sua prática, mais forte é a Característica de Comportamento Empreendedor no seu perfil pessoal( SEBRAE, 2011).
O empreendedor corporativo é aquele interno, que é capaz de empreender, mesmo que não seja o dono do negócio( PINCHOT III, 1989). No empreendedorismo interno existe a possibilidade para que os colaboradores possam participar da ação empreendedora, uma vez que o empreendedorismo
ABRIL | 2017
177