Revista de Medicina Desportiva Informa Setembro 2016 | Page 30

Rev . Medicina Desportiva informa , 2016 , 7 ( 5 ), pp . 28 – 29

Atualidade

Exercício físico e saúde

A Clínica Mayo , uma instituição médica de referência mundial , também privilegia a prevenção para o estado de boa saúde . Numa publicação online recente ( 16 / 05 / 2015 ) refere que “ começar um programa de aptidão física pode ser um das melhores coisas que se pode fazer pela saúde ”, já que “ o exercício físico pode reduzir o risco de doença crónica , melhorar o equilíbrio e a coordenação , ajudar a perder peso , fortalecer os múscos e os ossos e aumentar a autoestima ”. Refere que , e de acordo com o Department of Health and Human Services , o programa deve incluir exercício de características aeróbias ( 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade mais intensa por semana e treino de força pelo menos duas vezes por semana ). Contudo , adverte que antes de se iniciar o programa devem ser
considerados os objetivos da “ forma física ”, o que gosta e o que não gosta de fazer , assim como as limitações à implementação do programa . Refere ainda que iniciar um programa de exercício físico é uma decisão importante , mas que não deve ser algo de extremamente extraordinário e extenuante , pelo que exige um bom e adequado planeamento de modo a torná-lo saudável e agradável .
No sentido de aumentar a adesão ao programa , e porque é frequente a desistência algumas semanas depois , por aborrecimento , por falta de resultados de aparecimento rápido ou por falta de alguma capacidade de sofrimento , a Clínica Mayo fez outra publicação online , intitulada “ Dicas para ficar motivado ” e , deste modo , garantir que o participante não desista facilmente do seu programa de atividade física : 1 . Estabelecer objetivos , que devem ser realistas , nos resultados e no tempo a alcançá-los , progressivos e atingíveis . Os objetivos demasiado rigorosos causam frustração e desistência .
2 . Tornar a atividade divertida , a qual não deve ser penosa , assim como se deve mudar para outra , temporária ou definitivamente , quando a mesma já não dá prazer .
3 . Fazer da atividade física uma parte da rotina diária , quer de modo organizado ( ir ao ginásio , correr no parque , caminhar com os cães ), quer como atividade física espontânea diária ( usar as escadas em vez do elevador , dar uma volta maior para chegar ao emprego ou à escola ).
4 . Ter um diário onde se anotam as evoluções , a melhoria no peso , a distância alcançada , as sensações que teve . A constatação da evolução é sem dúvida um reforço positivo muito importante .
5 . Formar um grupo com os amigos , família , colegas de trabalho , etc ., pois a atividade poderá ser mais gratificante e divertida , assim como se estabelece um compromisso com os seus pares e que dificulta a decisão de faltar a uma sessão , como impede a desistência .
6 . Autorecompensar-se , quer desfrutando as boas sensações no imediato , quer festejando os objetivos obtidos ao longo do tempo
7 . Ser flexível em relação aos horários da atividade física , não sendo obrigatório cumprir de qualquer modo o planeado . Por vezes é preferível saltar ou adiar uma sessão , desde que se volte novamente ao plano estabelecido .
Mph – milhas por hora : 1 milha = 1609m ; 1 yard = 0.91m ( ref . 3 )
O programa de exercício inclui vários componentes : a ) O treino aeróbio , que poderá consistir apenas em marcha , de fácil execução e praticável em qualquer ambiente , mas a exigir alguma intensidade . Também o treino intervalado , com períodos de 60-90 segundos de grande intensidade alternando
28 Setembro 2016 www . revdesportiva . pt