Entrevista
Revista Medicina Desportiva informa , 2018 ; 9 ( 2 ): 1
Dr . Paulo Marcolino Diretor Executivo da Fundação do Desporto
Qual é a Missão da Fundação do Desporto ( FdD )?
A FdD foi instituída em 1995 para se tornar num instrumento estratégico importante para o desporto . Hoje , é uma instituição privada com utilidade pública e tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto nacional , nomeadamente , no domínio do alto rendimento . Apoiamos atletas , eventos nacionais e internacionais , a realização de seminários e conferências , entre outras ações de promoção e projetos . A diversificação das fontes de financiamento constitui um outro eixo fundamental da atividade da FdD . Beneficiamos do suporte do Estado , dos nossos Fundadores e Curadores e de parcerias com universidades , politécnicos , centros de investigação e setor empresarial .
Mais recentemente foi-nos confiada a coordenação da gestão da Rede Nacional de Centros de Alto Rendimento . São 13 infraestruturas especializadas , mono e polidesportivas , que reúnem um conjunto específico de instalações , equipamentos desportivos e serviços de apoio multidisciplinar à otimização do rendimento e maximização da performance .
A cooperação externa é outro eixo estratégico da nossa ação . Em articulação com o Instituto Português do Desporto e Juventude ( IPDJ , I . P .), a FdD colabora com outros países em diferentes áreas , em particular no âmbito dos CAR .
A FdD encarrega-se , também , da promoção internacional do desporto português , a partir das medidas de incentivo do PORTUGAL 2020 – COMPETE 2020 .
Significa , então , que tem apoiado muitos atletas e projetos desportivos …
Efetivamente . Depois da reativação da FdD em 2014 , ano dedicado à conformação legal com a nova Lei-Quadro e passado o Censo realizado às Fundações , foi possível arrancar , em 2015 , com um conjunto estruturado de políticas de apoio . Nomeadamente o apoio a praticantes , em particular a Jovens Talentos Desportivos , como a Joana Schenker , atual Campeã do Mundo de Bodyboard , o Ivo Oliveira , do ciclismo , que culminou com o título mundial de ciclismo em pista , na Coreia do Sul , em 2014 , mas também Nelson Évora , Campeão Olímpico do Triplo Salto , entre outros .
Para além desta medida o Plano Estratégico prevê o apoio : a projetos de educação , formação , capacitação e qualificação ; eventos nacionais / internacionais ; ao empreendedorismo e inovação – dos quais se destacam o programa PROMENTOR , em parceria com a Deloitte , a Universidade Católica Portuguesa e o IPDJ , IP , ou o KickUp Sports Innovation ; o apoio ao Desporto para Pessoas com Deficiência ; a aposta nos programas da Comissão Europeia , designadamente o ERASMUS +, Capítulo Desporto , cujos projetos – PsyTool e ELITE-In são exemplos importantes ; o apoio a projetos de I & D & I onde destacamos o Motochanics / Moto Student em parceria com a Universidade de Aveiro e o Formula Student com o Instituto Superior Técnico , entre outros .
Trabalhamos com cada Mecenas na definição da forma e dos termos , mutuamente mais vantajosos para que o investidor possa retirar o melhor desta sinergia . Por isso há projetos cuja explicação reside , também , no interesse de quem financia .
Tem também a FdD vocação para apoios na área médica ?
A área médica integra as dimensões do projeto que temos para a FdD . Não temos histórico no apoio a clínicas ou clubes nessa matéria , mas é uma das áreas que está coberta pelas medidas de apoio aos CAR . Isto é , na aquisição de equipamentos ou de serviços médicos e terapêuticos .
Mas ao nível da proteção da saúde dos praticantes , e dos jovens em particular , importa destacar o projeto “ For a Clean and Healthy Sport – National Holistic Strategy ” – desenvolvido em consórcio entre a Fundação do Desporto , a ADoP e o IPDJ , I . P ., cofinanciado pelo Fundo para a Eliminação do Doping no Desporto da UNESCO . E agora este projeto de desenvolvimento deste instrumento de disseminação de ciência médica aplicada ao desporto possibilitando a criação da aplicação informática da Revista Medicina Desportiva Informa e o seu upgrade para língua inglesa do que de melhor se produz nesta matéria em Portugal e por portugueses .
Graças à FdD a medicina desportiva portuguesa tem projeção mundial , global , concorda ?
É para a FdD uma conquista muito importante poder participar no desenvolvimento de um projeto desta natureza , possibilitando um incremento tecnológico e ao mesmo tempo de alcance internacional com a disponibilização da Revista em língua inglesa . Outros projetos podem surgir onde a medicina desportiva esteja incluída . Trabalhamos para proporcionar condições melhores ao desporto nacional . Tentamos concretizar projeto a projeto . E alguns são mesmo muito difíceis de colocar em prática . O que importa foi termos conseguido chegar até aqui e apoiar esta iniciativa concreta tecnológica e de internacionalização .
Quais os projetos que a FdD ainda gostaria de concretizar ?
O que nos move é dar continuidade a este grande projeto que ainda não está consolidado , mas que tem futuro . Se credibilizarmos esta entidade , solidificarmos o seu conteúdo , se a colocarmos ao serviço de desporto como um instrumento importante será , de certo , o que de melhor podemos deixar como legado .
E quais os projetos que a FdD tem em planeamento ?
Neste momento estamos centrados na diversificação do apoio aos CAR e , em particular , na exploração dos fundos comunitários , quer ao nível do Portugal 2020 , quer do ERASMSU + ou Horizon 2020 .
2 março 2018 www . revdesportiva . pt