Revista de Medicina Desportiva Informa Janeiro 2013 | Page 11

de cardiopatia isquémica , avaliação cronotrópica e tensional , ou pela PE cardiorrespiratória , que já implica a análise de gases e auxilia na quantificação da capacidade funcional , prognóstico na insuficiência cardíaca , avaliação pré-cirúrgica cardiopulmonar , e na prescrição de treino físico , especialmente na insuficiência cardíaca .
Em relação ao tipo de equipamento a optar , o cicloergómetro é mais barato , portátil , silencioso , menos intimidatório e condiciona menor risco de lesão , estando mais indicado para a medição de parâmetros fisiológicos submáximos . O teste em tapete de rolante permite maior variedade de protocolos de esforço , a maioria exigindo maior stress fisiológico , gerando em regra
VO 2 máximos e frequência cardíacas máximas mais elevados . A equipa do laboratório deve ter experiência em ambas as modalidades de forma a melhor adaptar o teste ao participante em questão sem limitações .
O protocolo ideal será um protocolo individualizado , em função do doente e do objetivo , recorrendo a esforço dinâmico por patamares com incrementos pequenos , tendo a duração máxima desejável de 8 a 12 minutos , após um período de aquecimento de baixa intensidade . Em termos de segurança além das contraindicações absolutas e relativas para a realização da PE , foram também apresentadas as recomendações para a interrupção da PE segundo a American Heart Association ( Fletcher , Circulation 2001 ). Os principais critérios utilizados para análise dos resultados do teste relacionam-se com a duração do teste , evolução cronotrópica durante e após o esforço , evolução tensional ou com base em scores combinados , como o Score de Duke [= tempo de exercício – ( 5 x máximo desvio do ST ) – ( 4 x índice de angina )]. O limiar anaeróbico , dado recolhido da PE cardiorrespiratória , momento de transição de uma respiração quase exclusivamente aeróbia para uma respiração mista ( aeróbia + anaeróbia ), tem interesse na avaliação funcional , é considerado fator de risco com valor prognóstico independente na IC , e pode auxiliar na prescrição de exercicio .
Outra vez a metilhexnamina
Existem suplementos dietéticos para praticantes desportivos que contêm 1,3dimetilamilamina ( DMAA ), a qual pode ser identificada com outros nomes : metilhexanamina , dimetilpentilamina dimetilamilamina , pentilamina , geranamina , forthane , 2-amino-4- -methilhexano . Resulta da extração da raiz de gerânio e é um estimulante do sistema nervoso central .
De acordo com publicações com origem em vários países o seu consumo está associado ao aumento da pressão arterial , a náuseas e vómitos , derrame cerebral , enfarte agudo do miocárdio e morte , concluindo-se que não deve ser usada para consumo humano . Em Espanha existe intenção e procedimentos em marcha para a sua retirada do mercado e , enquanto tal não acontece , “ a Agencia Española de Seguridad Alimentaria y Nutrición ( AESAN ) recomenda aos consumidores que se abstenham de consumir suplementos alimentares que contenham esta sustância ”.
No plano desportivo , não é permitido o consumo em competição ( Grupo S6 . Estimulantes ), pelo que o controlo de antidopagem positivo originará pena de suspensão desportiva , embora atenuada por se tratar de uma substância específica . A suspensão tem sido de 6 meses , mas obriga o atleta a provar que não houve dolo e , por outro lado , a nova lei de antidopagem ( lei 38 / 2012 , de 28 de Agosto ) certamente que será mais punitiva e interessará a outros agentes que trabalham com o atleta ( ver texto nesta Revista sobre resumo da lei ).
Estar atento aos seguintes nomes comerciais : Jack 3d , lipo 6 black y hemo-rage , spriodex , napalm , fusion supplements geranamine , tested burner , mass pump3d , presurge unleashed , beta-cret extreme , noxpum , black bombs thermogenic detonator , dexaprine , maximise , endoburn , hydroxystim , neurocore , mesomorph , oxyelite , 1 . m . r ..
Fonte : AESAN – http :// www . aesan . msc . es / AESAN / web / notas _ prensa / dimetilamina . shtml
Revista de Medicina Desportiva informa Janeiro 2013 · 9