Revista Crea-SP | nº 08 | Page 22

VIAGEM

DICAS PARA VOAR tranquilo COM AS CRIANÇAS

Realizar viagens ao lado de crianças não é uma tarefa fácil, principalmente se o tempo de voo for muito longo. Além disso, alguns pais podem ter medo de voar e, com isso, passar essa ansiedade para as crianças, o que não é nada bom.
Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar os pais e as crianças a curtirem o voo e chegar a seu destino com mais tranquilidade.
1. GERENCIE SEU MEDO Lembre-se de que o medo é seu e não do seu filho. Como as crianças copiam os comportamentos dos adultos, especialmente dos pais, é importante que você não demonstre seu receio de voar. Vale lembrar, inclusive, que a maioria das fobias se desenvolve na infância e filhos de pais fóbicos têm 15 % a mais de chances de perpetuar o padrão de comportamento familiar na fase adulta.
2. CONVERSE COM A CRIANÇA
É muito importante preparar a criança para a viagem, especialmente aquelas que já falam e entendem os pais. A ansiedade, muitas vezes, surge por medo do desconhecido. Se for a primeira viagem de avião, explique o que acontece e como ela deve se comportar. Fale dos procedimentos, do cinto de segurança, etc. Mostre fotos de como é a cabine dos pilotos, explique como eles dirigem o avião e como a equipe de bordo está preparada para ajudar todo mundo caso haja necessidade.
3. CHEGUE CEDO AO AEROPORTO
Crianças costumam ficar fascinadas com pousos e decolagens. Assim, planeje chegar um pouco antes para poder mostrar os aviões, usar o banheiro e comer.
4. DIVERSÃO A BORDO
Viajar de avião longas horas pode ser entediante, mesmo para um adulto. No caso das crianças, organize jogos, livros e brinquedos para distração durante o voo. Algumas aeronaves contam com filmes e videogames também.
5. ABRACE
Nada melhor que a criança se sentir segura. Aproveite a viagem para abraçar, dar colo ou até mesmo ficar de mãos dadas com a criança. O afeto durante o voo pode ajudar a acalmar os pequenos.
6. ALIMENTAÇÃO
Quem viaja com crianças deve estar preparado para tudo. Por isso leve frutas, biscoitos ou alimentos que façam parte do cardápio do dia a dia e não estraguem com facilidade. Se a criança ainda mama no peito, também é uma excelente maneira de evitar dor de ouvido, especialmente no pouso e na decolagem.
Se nenhuma estratégia funcionar e a criança ficar com medo durante o voo, o ideal é tirar o foco, falando de outros assuntos, como, por exemplo, como será legal a viagem, os lugares que irão conhecer, etc. Os pais também podem orientar a criança a respirar, pois a respiração lenta e profunda ajuda a diminuir a ansiedade. ◘
12 | REVISTACREA-SP