REVISTA_CIDADES_PATRIOTA_A4_VOL_2 (2) | Página 2

Tributo aos patriotas do Patriota : Vencedores de 2020

O objetivo desta publicação é reconhecer o esforço dos nossos candidatos e enaltecer a ação coletiva e partidária . Meu pai , Dirceu Resende , que foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Jales , cidade do interior de São Paulo , a 585 quilômetros da capital , dizia que a política “ é arte de ciscar para dentro ” afirmando que ouvira isso do deputado Ulisses Guimarães . Ele também dizia que era muito mais difícil uma eleição municipal que estadual ou nacional . Na eleição municipal , o candidato muitas vezes enfrenta outros candidatos que são membros de sua própria família , amigos e amigos dos seus amigos .
Tivemos nesta eleição , 470 chapas vitoriosas que elegeram 421 vereadores , 79 vice-pre- feitos e 50 vereadores , mobilizando cerca de dez mil filiados do Patriota . Para que os candidatos pudessem alcançar à tão desejada vitória nas urnas foi necessária a garra e a tenacidade dos nos- sos dirigentes municipais desde a pequena Senador José Bento que , com seus 1.461 habitantes , elegeu prefeito , vice-prefeito e sete de seus nove vereadores , todos do Patriota , ao maior colégio eleitoral do país , São Paulo , onde foram eleitos três vereadores .
É este espírito de união e trabalho que torna possível vencer , apesar de todas as difi- culdades . É também as histórias de superação que tornam os partidos não tradicionais , como o Patriota , necessários para possibilitar o surgimento de nossas lideranças políticas que , sem as portas abertas , jamais teriam chances nos chamados grandes partidos , onde cada cidade já tem seu político enraizado .
Precisamos deixar claro que a política de extinção dos partidos pequenos , preconizada pela elite política nacional , é um desserviço à democracia e representa , de forma bem clara , o erguimento de um muro intransponível de proteção aos políticos que já estão no poder , juntamente com suas famílias , há pelo menos dois séculos . São os chamados pequenos partidos os portadores das novidades e a porta de acesso aos novos políticos que surgem fora da esfera tradicionalista e conservadora .
Os municípios formam o alicerce da democracia . É nos municípios que são gerados os nossos líderes . Eles surgem como aríetes que quebram o sólido estamento político do Brasil ou , então , onde os membros desse estamento são treinados e aperfeiçoados para dar seguimento à atuação das castas mandatárias que controlam nosso cenário político . O sonho de reduzir os atores do campo político para meia dúzia de partidos é o retorno à velha política que vicejou entre o fim do Estado Novo e a ascensão dos militares ao poder .
Existe no Brasil uma ânsia mórbida pelo cultivo do conservadorismo amoldado pelo coronelismo do início do século 20 . O Brasil encontra muita dificuldade para colocar os pés no século 21 quando se trata de política . O mofo da velha política continua infestando o pensamento político nacional , chegando a atingir a grande e velha imprensa que se tornou useira e vezeira em denigrir e desmerecer , sem cessar , os pequenos partidos , colocando-os , muitas vezes sem conhecimento de causa e sem análise real , todos na mesma bacia , como sendo siglas de aluguel . A velha imprensa , rescendendo a naftalina , ao fazer coro com a elite que a sustenta , aposta no atraso . É como se disséssemos que os pequenos jornais são a “ imprensa nanica ” e os acusássemos de prejudicarem o Brasil . Como seríamos maldosos e hipócritas se fizéssemos isto !
As eleições municipais são o grande espelho da capacidade dos pequenos partidos brasileiros . O mapa político municipal revela que os pequenos partidos estão perfeitamente amalgamados nos municípios brasileiros e ao atingi-los atinge-se também o sonho de milhões de cidadãos que terão as portas fechadas e trancadas para a realização de seus sonhos de administrar a política de suas cidades .
Esta publicação tem o efeito de registrar este esforço . Somos apenas um dos partidos e chegamos a 7,5 % das cidades brasileiras . Com certeza , esses 7,5 % são vagas que o Patriota conquistou e que seria dos “ grandes partidos ”. Assim como o Patriota conquistou 420 cadeiras nos legislativos municipais , os demais partidos ditos pequenos também fizeram conquistas impor- tantes que crescem a cada pleito . É desse crescimento que os donos do Brasil têm medo ; é deste crescimento que a oligarquia política e partidária tem receio .
Esperamos que publicações como esta , que tem o condão de dar visibilidade aos nossos candidatos , que tem a finalidade exclusiva de enaltecer a luta de cada um deles , tenha também o efeito de incentivar novas candidaturas e de atrair mais e mais cidadãos para a seara política , na certeza de que é impossível vencer qualquer luta sozinho . E mais , reforçando que toda revolução real e verdadeira começa nos alicerces e nunca no telhado . Nossos prefeitos , nossos vice-pre- feitos , nossos vereadores , nossos candidatos e nossos dirigentes municipais são o verdadeiro alicerce do Patriota e do Brasil .
Parabéns a todos os vitoriosos , com o registro dos nossos agradecimentos a todos os candidatos que lutaram , que saíram às ruas , que pediram voto , ajudando a formar os coeficien- tes que possibilitaram a vitória . Não esqueçam : sem as chapas , sem os dirigentes e sem suplentes ninguém teria alcançado a vitória . Vivam os patriotas do Patriota ? Vivam as cidades patriotas do Patriota . Obrigado , obrigado , obrigado .
OVASCO RESENDE
Presidente da Fundação Ecológica Nacional - FEN Presidente da Executiva Nacional do Patriota