15
Zeitoune. 102 Sendo estes, profissionais de saúde, sabem sobre o conceito doença / alcoolismo, no entanto, o conhecimento é muito superficial e apesar da vontade de ajudar existe um descrédito na reinserção do trabalhador alcóolatra no trabalho.
Em contra partida, o enfermeiro do trabalho deve ter convicção e segurança nas atitudes frente ao trabalhador para que um programa de prevenção, reabilitação e reinserção do trabalhador alcóolatra surta efeito positivo. Demonstrando assim que realmente acredita na reabilitação deste, pois o enfermeiro é peça fundamental no tratamento uma vez que este permanece mais próximo do trabalhador e fica a disposição durante a jornada de trabalho para ouvir o mesmo sobre seu sofrimento frente ao álcool e o trabalho.
Educação em saúde através de palestras são ferramentas influentes para a prevenção e recuperação do colaborador etilista. Falar sobre os danos causados pelo álcool é importante, mas, mais importante é promover a saúde, visando uma mudança no estilo de vida deste trabalhador. Com mudanças no estilo de vida e a quebra da cultura desta comunidade( pedreiros, serventes, carpinteiros, entre outros) no uso indiscriminado do álcool, o tratamento torna-se favorável à recuperação do trabalhador. 103
19 102
DONATO, M. e ZEITOUNE, R. C. G. 2006
Ibid.