Revista Casa do Beisebol Edição#2: Setembro, 2017 | Page 66

COMO AS LIGAS MENORES TRABALHAM EM CONJUNTO COM A MLB?

Como já foi mencionado antes, o PDC - Player Development Contract é o principal dispositivo que liga as equipes das ligas menores à Major League. Contudo, nem sempre foi assim, e durante muito tempo havia uma diversidade enorme de ligas independentes cujo objetivo era montar ligas de fato competitivas, e não um sistema de alimentação às ligas de maior expressão.

A Northwestern League, criada em 1883, é considerada a primeira liga menor, pois permitia as equipes da National League e da American Association, a “reserva de jogadores”, mediante o pagamento de uma determinada quantia.

O fortalecimento da MLB ao longo do século XX como a única “grande liga de beisebol” no país permitiu a ela aumentar seus poderes sobre diversas ligas de menor expressão que, ao longo do tempo, foram sendo organizadas na atual hierarquia de ligas menores.

Neste tema recomendamos assistir ao filme-documentário “The Battered Bastards of Baseball” (disponível na Netflix), que conta a história da equipe de Portland Mavericks que jogou no nível Class A-Short Season, criada em 1973 pelo ator Bing Russell.

O dono da equipe se aproveitou da oportunidade surgida após a relocação da antiga equipe da MiLB que ficava na cidade de Portland, e assim ficava disponível os “direitos territoriais” na região do estado do Oregon.

A construção da equipe era um antigo sonho de seu dono apaixonado por beisebol, que queria montar um time para se divertir e vencer campeonatos, e não desenvolver jovens jogadores que não mantivessem nenhuma ligação verdadeira com a equipe e com a cidade.

Assim, os Mavericks se mantiveram como a única equipe independente na MiLB entre 1973 e 1979 quando, após sofrer muita pressão da MLB, teve que fechar as portas após a criação de uma nova equipe de minor league em Portland (a MiLB possui direitos legais de exclusividade territorial nas regiões onde possui times, a criação de um time independente que dispute as ligas da MiLB só poderia ser ocorrer em um local onde não há uma equipe da MiLB ou MLB, e caso seja criado futuramente, a equipe independente deverá fechar as portas ou buscar uma nova cidade, recebendo ao menos o pagamento de indenização).

Isto não significa que não exista beisebol profissional nos EUA além do sistema MLB/MiLB. Existem algumas ligas de beisebol profissional independente nos Estados Unidos, que inclusive permitem a existência de equipes mesmo em locais que já possuam times na Major ou nas Minor Leagues. Porém, a fraca capacidade econômica frente ao forte poderio da MLB/MiLB, fazem com que estas ligas independentes sejam muito pouco atrativas para recrutar jogadores e criar um nível de competição interessante, e com isso atrai pouco público e possíveis patrocínios.