O MUNDO DAS LIGAS MENORES
Tantas vezes ouvimos e lemos que um determinado jogador “desceu para o Triple-A”, ou então que “um prospecto com grande potencial na major league está subindo rapidamente os níveis da farm system” e ficamos com dúvidas sobre o que é afinal e como funciona o farm system da MLB.
Mesmo pessoas que já acompanham a MLB há algum tempo muitas vezes tem dúvidas sobre a estrutura e os detalhes da Minor League Baseball (MiLB). Nesta matéria tentaremos explicar qual a estrutura de organização e funcionamento da MiLB, para que pelo menos diminuam as dúvidas quando se fala de farm system da MLB.
A tradução do termo farm system, “sistema de alimentação” (tradução mais adequada do que literalmente seria “sistema de fazendas”), já indica o objetivo primordial das ligas menores, o desenvolvimento e preparação de jovens talentos para despontarem nas equipes da Major League. Para saciar possíveis curiosidades, o termo farm system se popularizou para se referenciar às ligas menores após o General Manager do St. Louis Cardinals mencionar, em 1930, que os times das cidades pequenas estavam cultivando jogadores nas fazendas como milho.