Essas primeiras indústrias que foram localizadas próximas a portos e às jazidas de carvão, provocaram uma intensa mudança nas paisagem das cidades, que passaram a ser conhecidas como "regiões negras". Como por exemplo Hanley, cidade situada no centro da Grã-Bretanha. (Coloca na legenda da foto que era escurecida pela fumaça das chaminés). Muitas cidades portuárias desenvolveram importantes parques Industriais, como é o caso de Liverpool e Londres na Inglaterra, ali existia uma disponibilidade abundante de mão de obra, mercado consumidor e rede de transportes.
Ainda na região da Europa, porém não com um destaque tão grande, a Bélgica e a França têm um papel importante no processo de Industrialização. A França detinha de todos os recursos para industrializar-se antes mesmo do Reino Unido, porem devido ao seu fator político o processo de industrialização foi retardado. Sendo hoje a quarta maior economia do mundo, a França foi o segundo país a se industrializar. O rápido processo de industrialização teve início em meados do século XIX, depois a burguesia chegar ao poder, como resultado da Revolução Francesa. A França, apesar de possuir vários recursos minerais, não é autossuficiente em todos os setores, sendo preciso consideráveis importações. Além disso, o Reino da Bélgica foi beneficiada pela localização geográfica privilegiada do país na Europa, por uma rede de transportes bastante desenvolvida, as Estradas de Ferro. Entre 1830 e 1850, a Bélgica duplicou sua rede de ferrovias. Por possuir uma economia bastante diversificada, cerca de 3/4 do comércio do país é feito com outros países da União Europeia sendo que os setores que mais se destacam são: metalurgia, medicamentos, eletrônicos e têxtil.
Colonizados pela Inglaterra, França e Espanha, os Estados Unidos, apesar de estarem do outro lado do oceano, recebeu influencias e se espelhou no Reino Unido para começar seu processo de industrialização. Por receber um fluxo de imigrantes muito grande, cidades como Filadélfia, Boston e Nova York começaram a crescer em ritmo acelerado com uma atividade manufatureira. Esse aspecto criou condições parar uma crescente expansão do comercio e dos bancos, dessa forma, os negócios se expandiram com rapidez e os capitais se concentravam cada vez mais nas mãos da burguesia.
Ana Clara Silveira Sena Lélis.