ENTREVISTA // BY
SUSI toledo
Artista plástica, proprietária da Breton São José dos Campos. Com uma história inspiradora e muito talento.
- CONTE-NOS UM POUCO DE SUA TRAJETÓ- RIA PROFISSIONAL. Iniciei minha trajetória fazendo pinturas acadêmicas onde empregava tinta a óleo sobre tela, numa fase figurativa. Depois de inúmeras experiências buscando me expressar através de uma linguagem mais contemporânea, passei a empregar o acrílico em grandes painéis, no estilo abstracionista. Essa nova fase ficou mais evidenciada, criando oportunidade entre os profissionais de arquitetura e design de interiores, onde passei a desenvolver obras exclusivamente criadas para compor ambientes, levando minha arte para dentro das casas das pessoas.
- EM QUE MOMENTO A ARTE ENTROU EM SUA VIDA E COMO ISSO AFETA SUA VISÃO DE MUNDO? A arte faz parte da minha vida desde a minha mais tenra idade. Logicamente que a arte influenciou quem sou hoje, foi responsável pela formação da minha história, por meus relacionamentos, pelo meu trabalho e sempre foi inspiração para mim em todas as suas expressões.
- QUAIS SÃO AS SUAS REFERÊNCIAS NA ARTE E COMO ESSAS REFERÊNCIAS AFETARAM SEU PROCESSO CRIATIVO? São muitas, principalmente pintores impressionistas, como Van Gogh, Renoir, Claude Monet, com suas cores vibrantes e inspirados na natureza e nos efeitos da luz do sol sobre a cor dos objetos, me inspiraram muito. Depois o cubismo e o modernismo, incluindo o grande pintor espanhol Pablo Picasso, com uso de cores fortes e a geometrização das formas foi inspiração para mim. Tudo isso me influenciou e ajudou a passar a barreira da pintura acadêmica clássica, engessada nos detalhes, para uma expressão muito mais subjetiva, criativa e pura, que é a pintura abstrata.
Somente fazendo o que amamos conseguimos ter sucesso e nos destacar em meio a tão grande concorrência que enfrentamos hoje no mercado de trabalho. Se ama a arte, viva da arte!
- QUE MOMENTO FOI MARCANTE CRIATIVA- MENTE EM SUA CARREIRA? O momento mais marcante foi aquele em que eu consegui fazer a transição de estilos, da pintura clássica e figurativa para uma fase totalmente criativa, em que passei a expressar o meu eu através do estilo abstracionista.
4 2017 # 78