Revista Amooreno Edição 05 - JUN2018 | 页面 52

EXPERIÊNCIAS
Alguma vez sonhou em fazer uma viagem completamente sozinho? Para muitas pessoas, é uma das experiências mais gratificantes.
Antes da era da globalização, tornava-se possível partir e estar longe de tudo e de todos durante semanas – não havia telemóveis ou Internet. Os viajantes eram livres para se concentrarem apenas no mundo desconhecido. Hoje, talvez não seja assim tão fácil, mas são muitos aqueles que gostam de viajar sem companhia. Uns querem fugir à confusão do diaa-dia, outros pretendem descanso das famílias e amigos, havendo ainda quem precise de se encontrar consigo mesmo. Ainda assim, há alguns desafios e obstáculos para quem viaja sozinho. Uma nova pesquisa descobriu que um em cada três viajantes se sentiu penalizado ao optar por viajar sem companhia. Os viajantes solitários enfrentam custos mais altos do que aqueles que viajam com amigos e familiares – gastando em média mais 20 % no seguro de viagem e mais de 50 % extra em acomodações. Além disso, segundo um novo estudo da Lonely Planet, sentem que os bares, restaurantes e empresas de visitas guiadas oferecem um pior serviço. No entanto, enquanto um terço dos mais de 4 mil membros da comunidade internacional de viajantes que participaram na pesquisa se sentiram desfavorecidos, mais de quatro em cada cinco entrevistados planejam voltar a viajar sozinhos futuramente. E se pensa que este tipo de viagem é apenas uma escolha de estudantes que percorrem a Europa ou a América do Sul de mochila às costas, está muito enganado. Um estudo recente da Association of British Travel Agents concluiu que as pessoas com idade superior a 65 anos são o grupo que mais viaja sozinho. Apesar do desejo de se viajar sem companhia, algumas empresas continuam a colocar barreiras adicionais, como taxas extras em quartos de hotéis por serem para solteiros. Naturalmente, o pagamento extra por se estar sozinho é um ponto desfavorável para os inquiridos, que afirmaram ir procurar empresas que não cobram tais taxas. Um dos maiores problemas para os viajantes solitários é nos restaurantes – quem está sozinho é sentado nos piores lugares, e muitas vezes são recusadas reservas. Mas nem tudo são más notícias – quase metade dos entrevistados disse que o melhor
Aventura: América do Sul Com montanhas para escalar, rios para andar de jangada, ruínas antigas para descobrir e selvas para explorar, a América do Sul é o destino de aventura perfeito. Não deixe que o seu tamanho o assuste- A América do Sul é mais propícia para viagens solitárias do que você imagina. Informe-se sobre os destinos mais populares dos vários países e onde ficar- há uma rede de hostels de grande qualidade e a preços acessíveis.
Comida: Vietnã Excelente nos seus sabores e em diversidade, a culinária vietnamita é o mote perfeito para uma viagem pelo país. Os viajantes são atraídos pelas bancas de rua, onde há mesas para sentar e, quem sabe, trocar histórias de viagem enquanto se delicia com o quinto prato de bánh cuốn. Em todo o país, é possível conhecer os habitantes locais para saber onde provar os pratos típicos e saborear o vinho de arroz nos vários mercados regionais. Nas principais cidades, há escolas de cozinha onde você pode ter uma aula de culinária.
52- REVISTA AMOORENO- JUNHO 2018