Revista Amooreno Edicão 08 - SET18 | Página 6

PERFIL
A Dolce e Gabbana e a sua Sartoria, luxuoso serviço sob medida que vai da alfaiataria ao pijama. Veja como funciona a loja dedicada ao assunto, em Milão.
Um imponente palazzo do século 1 6, que compreende os números 7 a 1 5 do Corso Venezia, no coração do Quadrilátero della Moda de Milão, abriga um verdadeiro portal para o universo da Dolce & Gabbana.
No tradicional endereço encontra-se a principal flagship da marca italiana, com coleções masculinas, femininas, infantis, uma barbearia, um spa e o disputado bar Martini. Separado por um autêntico e charmoso jardim tipicamente siciliano fica o privilegiado espaço dedicado à Sartoria, luxuosa linha de artigos sob medida de Domenico e Stefano.
Diferentemente das outras lojas que oferecem o serviço, esta é exclusivamente focada para os homens. A opulência das diferentes salas, cada uma com a sua particularidade, impressiona. O mix de elementos neoclássicos e design do meio do século 20 junta linhas angulosas em móveis de madeira e pés palito, veludo em cortinas, sofás e pufes enormes, espelhos gigantes com molduras barrocas, candelabros de vidro e muito mármore no piso da loja toda.
Algumas peças ficam na memória logo na entrada: a estande desenhada pelo renomado arquiteto italiano Gio Ponti para um hotel de luxo em Saint-Tropez, a mesa assinada por Ignazio Gardella e as cadeiras de Ponti para a Reguitti, que datam de 1 958.
A primeira sala, na qual o cliente tem o contato inicial com a experiência da Sartoria, é iluminada por um belo lustre de Ercole Barovier, um dos mais influentes designers da mítica Murano. Um time de vendedores e alfaiates impecavelmente vestidos recebe o visitante e abre os trabalhos com um aperitivo.
Na sala seguinte, o impacto causado pelo majestoso lustre Palmengarten, com suas 1 40 lâmpadas dispostas em raios circulares, e os afrescos pintados no teto indica que estamos vivendo um momento especial. É de fato uma experiência inesquecível. E o décor suntuoso, no qual também entram itens recuperados de antigos transatlânticos, conversa diretamente com as criações exuberantes da dupla de designers.
Encomendar um costume, um terno, um pijama, um par de sapatos ou até mesmo um relógio passa por diversas etapas. São 370 diferentes tipos de tecido à escolha para a alfaiataria e quatro modelos de sapatos, entre oxfords e derbies, com uma porção de possibilidades de customização. São 75 só para os sapatos entre fivelas, solados, couros e detalhes como as suas iniciais no salto. Os costumes seguem três tipos diferentes de lapelas e três modelagens: clássica – é aí que se encaixam os abotoamentos cruzados tradicionais, por exemplo; fashion – mais slim, com abotoamento reto ou cruzado; e deconstructed – sem forro.
Em média, um terno leva nove semanas para ser entregue; para os sapatos, a espera é maior: de cinco a seis meses aproximadamente. Há ainda a Sartoria para o smoking, casacos – com quatro diferentes modelos à sua escolha – e calças – com três. E pode fazer a festa nos botões, afinal são 32 tipos disponíveis.
Pois é isso mesmo que Stefano e Domenico, que não brincam em serviço querem: que seus clientes descubram o prazer de vestir algo exclusivo, e curtam a dolce vita com muito estilo.
6- REVISTA AMOORENO- SETEMBRO 2018