Revista Amazônia Nativa #2 | Page 21

Fiona Watson / Survival
A sabedoria Enawene Nawe trouxe resultado . Após mais de um ano de pandemia , eles seguem sem casos graves e óbitos em decorrência da covid-19 . “ Um conhecimento não invalida o outro . Ambos podem caminhar juntos ”, resumiu Kawali , professor que ensina a língua nativa , denominada Aruak , a jovens e crianças da etnia . Ele é um dos indígenas do povo que passou incólume à pandemia . Agora , com a vacinação , o povo está ainda mais tranquilo . Todos os adultos já receberam a segunda dose da vacina .
PREVENÇÃO
Kawali conta que , logo ao tomarem ciência da real ameaça que o Sars-Cov-2 representava , os indígenas de sua aldeia , localizada próxima ao município de Comodoro ( região Noroeste de Mato Grosso ), se organizaram e passaram a adotar medidas preventivas .
Foto : Kamikia Kisedjê
w w w . a m a z o n i a n a t i v a . o r g . b r
Primeiramente , decidiram fazer um isolamento rigoroso . Idas à cidade passaram a ser proibidas , salvo raras exceções , como deslocamentos necessários para comprar suprimentos . Visitas de indigenistas da Operação Amazônia Nativa ( OPAN ) e de equipes de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena ( DSEI ) Cuiabá à aldeia endossaram a importância do isolamento para a redução do impacto da doença .
Um conhecimento não invalida o outro . Ambos podem caminhar juntos .
A parceria entre OPAN , DSEIs e de instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso ( UFMT ) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso ( IFMT ) também possibilitou o fornecimento de máscaras , luvas e álcool em gel aos indígenas e apoio dos profissionais de saúde por meio da criação de uma rede de assistência psicológica . A segunda medida , segundo Kawali , configurou-se no tratamento preventivo baseado no conhecimento ancestral , do universo das plantas à espiritualidade – traço marcante da etnia . Esse conhecimento , ao longo dos anos , tem sido transmitido geração a geração , de pais para filhos .