Revista 2020 Número 4 | Page 7

simbolismo que uma marca pode carregar em seus traços são infindos e pode ter plena certeza , atingem de cheio ao público receptor .
Ver o investimento na criação de uma marca como um gasto é de uma miopia ímpar , pois no patamar competitivo que a canaricultura e a ornitologia se encontram hoje , tal investimento se for feito num trabalho de um profissional competente e qualificado , é um investimento único para toda a vida de seu criatório . Mas não custa lembrar : não é todo mundo que está capacitado para desenvolver tal tipo de trabalho , e assim como a compra de matrizes para sua criação , o que é bom tem seu valor .
Tenho criado mais de uma centena de logomarcas para clubes , concursos e criadores de todo o Brasil , inclusive , da Argentina e de Portugal . E 80 % das logomarcas dos clubes de raças especializadas no Brasil , incluindo a do Gloster Clube Brasil ( GCB ) foram desenvolvidas por mim .
Recentemente , minha proposta para logomarca do Campeonato Brasileiro de Ornitologia se sagrou a vencedora .
Muitas vezes , o barato sai caro , existem técnicas e critérios que só um profissional realmente da área saberá colocar e usar no desenvolvimento do trabalho , não basta saber mexer no corel draw e achar que virou designer .
Uma boa logomarca precisa ter conceitos intrínsecos que a tornem única e forte .
Aplicabilidade , objetividade , personalidade são alguns desses conceitos que poderão fazer toda a diferença na logomarca do seu criatório .
E sem falsa modéstia posso afirmar : não adianta querer desenvolver uma logomarca preocupado somente com o valor que irá pagar por ela .
Gloster Clube do Brasil - 7